A Premier League terá uma paragem de seis semanas, entre 13 de novembro e o Boxing Day, devido à realização do Campeonato do Mundo de 2022, que por ser no Qatar será disputado perto do final do ano e não no Verão, como é hábito.
Os responsáveis pela principal Liga inglesa de futebol enviaram aos clubes, esta quarta-feira, um esboço do que deverá ser o calendário da próxima temporada, antes de com eles se reunirem em Londres, para explicarem todas as implicações que o Mundial terá no programa de jogos da próxima temporada. Um esquema que não deverá fugir muito do que as restantes Ligas dos principais países europeus terão, também, de elaborar.
Assim, de acordo com o referido esboço a que a imprensa britânica teve acesso, a Premier League 22/23 irá arrancar a 6 de agosto, uma semana antes do que sucedeu esta temporada, com uma jornada a meio da semana no final desse mês, o que significa que serão cinco as rondas disputadas antes do fecho do mercado de transferência de verão.
A UEFA, por seu lado, estará a pensar disputar todas as seis jornadas da fase de grupos das suas competições europeias de clubes antes do pontapé de saída do Mundial, cujo pontapé de saída está marcado para 21 de novembro e final agendada para 17 de dezembro. Assim, e com várias rondas da Taça da Liga inglesa também para disputar pelo meio, a Premier League estará apenas na 16.ª jornada quando for retomada, a 26 de dezembro.
A quarta eliminatória da Taça da Liga inglesa, a disputar a meio da semana, após a final do Mundial e o retomar da Premier League, poderá serviço como uma espécie de 'reaquecimento' para os clubes ingleses.
Desta forma, e para um clube que vá eventualmente chegue às finais das duas Taças internas em Inglaterra e chegue também à decisão das provas europeias de clubes, poderão haver 40 jogos para disputar entre 26 de dezembro e o final da temporada.
Para que tal seja possível, a última jornada da Premier League terá lugar no derradeiro fim de semana de maio de 2023, com a final da Taça de Inglaterra a 3 de junho e a final da Champions League Final, em Istambul, a 10 de junho.
Comentários