O Everton garantiu este sábado a passagem aos oitavos-de-final da FA Cup, ao derrotar o Chelsea na marcação de grandes penalidades.

Depois do empate em Goodison Park a um golo, o Everton deslocou-se a Stamford Bridge para o segundo jogo e durante os 90 minutos foi quase sempre o Chelsea a mandar no jogo, com Lampard, Malouda e Drogba a falharem as melhores possibilidades de que os londrinos dispuseram.

O empate a zero manteve-se no final dos 90 minutos e foi então necessário tempo de prolongamento. E foi nessa fase que o Chelsea se adiantou no marcador: Anelka livrou-se de dois defesas no flanco direito, cruzou para o centro da área, onde Drogba amorteceu e Lampard fulminou a baliza de Tim Howard.

Parecia resolvido o destino do Everton nesta FA Cup, mas em cima dos 120’ golpe de teatro em Stamford Bridge: Ivanovic cometeu falta à entrada da área e Baines, numa cobrança irrepreensível do livre, deixou Petr Cech pregado ao relvado e mandou o jogo para pénaltis.

Na lotaria foi mais feliz o Everton. Baines falhou para o Everton, mas Ashley Cole e Anelka não fizeram melhor e deram a Phil Neville a possibilidade de marcar o pénalti decisivo e enviar o Everton para os oitavos-de-final.