O jornal inglês “The Telegraph” reuniu os dados estatísticos elaborados por delegados da Federação e chegou à conclusão que a equipa do Chelsea, acumulou o maior número de pontos, situação que os “blues” já consideraram ser uma campanha para denegrir a imagem do clube.

O sistema de pontuação baseia-se em: sete pontos para atitude positiva, situação que inclui não protestar decisões arbitrais. Se não acontecer, serão atribuídos menos pontos.

A equipa de Mourinho soma 159 pontos, naquela que é a pior pontuação das 20 equipas da Premier League, com 159 pontos numa classificação liderada pelo Liverpool com 181.

Não só de decisões no campo vive esta estatística. As equipas técnicas também são avaliadas pela recetividade às decisões do árbitro e sobre a forma como lidam com a imprensa, tabela onde a equipa de Londres apenas é superada pelo Sunderland, que são os piores neste capítulo. A equipa técnica do WBA é quem melhor nota tem.

No ranking geral de Fair Play da Federação Inglesa, o Chelsea ocupa o 14º lugar entre os mais bem comportados, numa lista que é comandada pelo West Ham. Esta avaliação, no caso inglês, pode dar um lugar na Liga Europa e baseia-se não só nos dois dados estatísticos anteriores mas também na procura pelo golo, na opção por um futebol de ataque, o número de cartões e ainda o comportamento dos adeptos.

O lugar na Liga Europa para a melhor equipa nesta tabela fica dependente da presença da Premier League no top 3 de Fair Play. A Irlanda e Holanda lideram a tabela e a Liga Inglesa surgem terceiro lugar.

Na Liga Inglesa, o Chelsea lidera e defronta este sábado, às 17h30 em Stamford Bridge o Manchester United.