A liga inglesa de futebol aprovou hoje a utilização, a partir da próxima temporada, da tecnologia conhecida como “Olho de Falcão” para determinar se a bola ultrapassa a linha de golo.

A “Premier League” vai ser a primeira competição de futebol de primeiro nível na Europa a incorporar nos seus estádios uma tecnologia semelhante às já utilizadas em desportos como o ténis e o críquete e que vai ser posta em uso na Taça das Confederações de futebol, no Brasil, em junho.

Os 20 clubes que participam na liga inglesa acordaram hoje incorporar o sistema já na temporada 2013/14.

A instalação do serviço irá pertencer à companhia britânica Hawk-eye, cujo sistema foi escolhido em detrimento do proposto pela alemã Goal Control, escolhido pela FIFA para a Taça das Confederações.

As 17 equipas que permanecerão na primeira divisão inglesa, juntamente com as três que subirem da segunda, vão instalar esta tecnologia nos seus estádios, num processo que durará cerca de seis semanas.

O “Olho de Falcão” é um programa informático que analisa a grande velocidade as imagens gravadas por uma série de câmaras para determinar, com apenas alguns segundos de atraso, a trajetória exata da bola.

O sistema da Hawk-eye utiliza sete câmaras em cada baliza e combina o sinal que recebe dos vários ângulos para formar uma imagem em três dimensões e determinar com precisão milimétrica se a bola ultrapassa a linha de golo.