Estar na corrida ao prémio de Melhor Jogador do Mundo, aos 36 anos, só podia ser coisa de… Cristiano Ronaldo. A fome de títulos, coletivos e individuais, parece infinita e essa vontade de vencer vai mantendo o craque português na elite do futebol mundial.

"Eu tinha prometido que iria sempre à procura de mais e mais e mais! Está no meu e no nosso ADN, nunca nos contentamos, nunca baixamos os braços e vamos sempre lutar por tudo o que pudermos alcançar! Força Portugal!", escreveu nas redes sociais, logo após marcar três dos cinco golos de Portuga diante do Luxemburgo.

Os 30 nomeados à Bola de Ouro 2021

Se havia quem questionasse as suas capacidades, apesar da idade, Cristiano Ronaldo tratou de dissipar as dúvidas, com uma entrada triunfante no regresso ao Manchester United (cinco golos em seis jogos).

Mas foi na seleção de Portugal que o craque brilhou ao mais alto nível. No último jogo, assinou o seu 10.º hat-trick pela seleção de Portugal, o seu 58.º na carreira, e reforçou a sua candidatura à Bola de Ouro de 2021. É que este ano, apenas Robert Lewandowski (50) e Erling Haaland (41) marcaram mais golos que Cristiano Ronaldo (38).

Qualidade com selo de... Alex Ferguson

A candidatura de CR7 ao galardão de Melhor do Mundo até já tem selo de Alex Ferguson: "Cristiano Ronaldo merece a Bola de Ouro. Este ano bateu recordes atrás de recordes", recordou o mítico treinador, que treinou o português no Manchester United.

Ronaldo ultrapassa 800 golos como profissional com 'hat-trick' ao Luxemburgo
Ronaldo ultrapassa 800 golos como profissional com 'hat-trick' ao Luxemburgo
Ver artigo

A 2 de fevereiro, ao marcar dois golos ao Inter Milão nas meias-finais da Taça de Itália, Cristiano Ronaldo ultrapassou Pelé e Josef Pican para se converter no máximo goleador da história do futebol.

O hat-trick frente ao Luxemburgo permitiu-lhe ultrapassar a barreira dos 800 golos (801) a nível sénior ao seu 1.103.º jogo oficial, desde a estreia pelo Sporting, em 14 de agosto de 2002.

Foi também neste 2021 que o craque português se tornou no melhor marcador de sempre de seleções, deixando para trás o recorde do iraniano Ali Daei, tido como impossível de bater até há uns anos. Mas com Ronaldo, não há impossíveis. O capitão das quinas leva 115 golos com a camisola da seleção principal de Portugal e promete não parar por aqui.

Além do recorde de golos, bateu também o registo de internacionalizações de um jogador europeu, ao chegar aos 182 jogos pela seleção de Portugal, deixando para trás os 180 de Sérgio Ramos com La Roja.

Pochettino admite que daria a Bola de Ouro a Messi, mas deixa elogios a Cristiano Ronaldo
Pochettino admite que daria a Bola de Ouro a Messi, mas deixa elogios a Cristiano Ronaldo
Ver artigo

No Europeu de má memória para Portugal, Cristiano Ronaldo também deixou a sua marca. Além de ter terminado como Melhor Marcador da prova, mesmo tendo ficado pelos oitavos de final, ultrapassou Michel Platini (9 golos) para se tornar no máximo goleador dos Europeus de futebol. É ainda, a par do checo Karel Poborsky (ex-Benfica), o jogador com mais assistências em fases finais de Europeus (6). Mas há mais recordes: CR7 é o jogador com mais vitórias (12) e com mais europeus disputados (5).

Quando deixou a Juventus, saiu com uma Taça e uma Supertaça de Itália e com o troféu de Rei do Golo na Série A 2020/21, com 29 golos, tornando-se assim no primeiro jogador a conseguir ser melhor marcador da Serie A, La Liga e Premier League.

Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Rúben Dias na corrida pela Bola de Ouro
Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Rúben Dias na corrida pela Bola de Ouro
Ver artigo

No dia 29 de novembro será divulgado o vencedor da Bola de Ouro da France Football. Os números colocam Cristiano Ronaldo na rota do seu sexto troféu, após as conquistas em 2008 com o Manchester United e em 2013, 2014, 2016 e 2017 com a camisola do Real Madrid.

Além das cinco Bolas de Ouro, o currículo de Cristiano Ronaldo contempla sete Ligas europeias, cinco Champions, um Europeu de seleções, uma Liga das Nações, dois prémios 'The Best' e quatro Botas de Ouro de jogador com mais golos numa época na Europa.

De recordar que CR7 é ainda o melhor marcador da história do Real Madrid (451 golos) e o melhor marcador da Liga dos Campeões (136).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.