O dono do clube de futebol Birmingham City, Carson Yeung, foi hoje condenado em três acusações de lavagem de dinheiro por um tribunal de Hong Kong.

Carson Yeung, de 54 anos, negou sempre ter ‘lavado’ 720 milhões de dólares de Hong Kong (cerca de 72 milhões de euros ao câmbio atual) entre 2001 e 2007.

Antigo cabeleireiro, Carson Yeung, tornou-se proprietário do clube inglês de futebol Birmingham City e é acusado de branqueamento do dinheiro entre 2001 e 2007.

A acusação alegou que desconhecidos depositaram dezenas de milhões de dólares nas contas bancárias de Carson Yeung e do seu pai sem razão aparente.

Na leitura do veredito, o juiz Douglas Yau disse que o magnata se tinha “contrariado” quando depôs em tribunal.

Foi referido que, em 2007, os depósitos totalizavam mais de 300 vezes o valor do que os dois indivíduos poderiam ter ganho durante o período de seis anos.

A defesa do empresário argumentou em tribunal – em sessões anteriores - que "uma parte significativa" da sua riqueza é proveniente de transações na bolsa realizadas antes de 2001 e que como os documentos contabilísticos são guardados durante apenas sete anos em Hong Kong, Carson Yeung não teria um julgamento justo.

Detido em junho de 2011, Carson Yeung tornou-se conhecido depois de adquirir o clube de futebol que estava nas mãos de David Sullivan e David Gold, hoje acionistas do West Ham.