Um golo de Séamus Coleman, aos 90+3 minutos, deu hoje a vitória ao Everton na receção ao Cardiff City, por 2-1, na 30.ª jornada da Liga inglesa de futebol, colocando provisoriamente a equipa de Liverpool no quinto lugar.

O espanhol Deulofeu deu vantagem ao Everton, aos 59 minutos, mas o compatriota Juan Cala empatou o encontro, nove minutos depois, um resultado que só foi alterado no período de compensação, com o tento do irlandês Séamus Coleman.

Com este triunfo, o Everton subiu provisoriamente ao sexto lugar com 51 pontos, mais três do que o Manchester United, que no domingo recebe o Liverpool, terceiro classificado com os mesmos 59 de Arsenal.

Antes do encontro de Goodison Park, já o tinha garantido a permanência na rota do título inglês de futebol, ao vencer por 2-0 na deslocação a Hull, colocando-se a seis pontos do líder Chelsea, que ainda hoje joga no recinto do Aston Villa.

O médio espanhol David Silva foi preponderante no triunfo dos “citizens”, ao marcar o primeiro golo aos 14 minutos, quatro minutos após a expulsão do belga Vincent Kompany, defesa da equipa visitante, e ao assistir Edin Dzeko para que o bósnio fixasse o resultado final, aos 90.

O “lanterna vermelha” Fulham surpreendeu o Newcastle United, com o treinador Alan Pardew castigado e impedido de entrar no estádio, e atrasou os “magpies” na luta por um lugar nas competições europeias, ao vencer por 1-0, com um golo do iraniano Dejagah, aos 68, sete minutos depois de ter “saltado” do banco de suplentes.

O Southampton, com o defesa central português José Fonte a tempo inteiro, aproveitou este deslize e ascendeu ao oitavo posto, com 45 pontos, mais dois do que o Newcastle, ao impor-se por 4-2 na receção ao Norwich City.

O Stoke City teve de “anular” o golo de Andy Carroll para vencer na receção ao West Ham, por 3-1, num encontro em que esteve em destaque o nigeriano Odemwingie, com dois golos e a assistência para o tento do austríaco Arnautovic.

Entre os “aflitos”, o West Bromwich Albion também teve de protagonizar uma reviravolta na visita ao Swansea City, para vencer por 2-1, enquanto Sunderland e Crystal Palace não foram além de um “nulo” no Stadium of Light.