Pep Guardiola tem utilizado o simbolo pró-independência da Catalunha nos últimos encontros enquanto treinador do Manchester City e a Federação Inglesa de Futebol (FA) reagiu através de um dos seus dirigentes para revelar que não está de acordo com o catalão. Através de Martin Glenn, a FA considera o laço amarelo como um "símbolo que provoca divisão".
«Há coisas no futebol que são símbolos que provocam divisões. A termo de exemplo temos a estrela de David, o martelo e a foice ligada ao comunismo, a suástica ligada ao nazismo ou qualquer coisa de apoio a Robert Mugabe (ditador do Zimbabué]. Este tipo de coisa é o que nós não queremos no futebol. O laço amarelo de Guardiola é um símbolo político, um símbolo da independência catalã".
Recorde-se de que Pep Guardiola é um dos defensores acérrimos da independência da Catalunha. O espanhol já defendeu a ideia por várias ocasiões deixando mensagens de apoio. A utilização do laço amarelo pró-independência rendeu-lhe um processo disciplinar em Inglaterra que pode originar uma multa.
Comentários