O ex-defesa Gary Neville, do Manchester United, considera que José Mourinho tem todas as condições para vir a substituir Alex Ferguson no comando do futebol dos “red devils”, quando o escocês se retirar.

«Estou seguro de que, quando chegar o momento, Mourinho será um dos candidatos apontados, por todos os êxitos que alcançou», disse Neville em entrevista publicada no jornal britânico The Sun.

O treinador português, actualmente nos espanhóis do Real Madrid, nunca escondeu a vontade de regressar à Premier League, onde esteve ao serviço do Chelsea e conduziu os londrinos ao primeiro título em 50 anos.

O debate em torno do sucessor de Alex Ferguson, que está no Manchester United há 25 anos, desde a época de 1986/87, tem sido tema recorrente na imprensa britânica, embora o treinador tenha afirmado que ainda tem muitos anos no cargo.

«Existem treinadores magníficos e tem-se especulado em torno do substituto de Sir Alex. Não creio que aconteça agora, porque Sir Alex está mais forte do que nunca. É uma perda de tempo começar a falar em substituição», disse também Neville.

Questionado sobre Mourinho e sobre os particulares comentários que o caracterizam, Neville disse que o português «é um personagem» que se deve respeitar porque «é muito bom no que faz».

«Teve êxito em todos os lados onde esteve», sublinhou Neville.

O futebolista, de 35 anos, anunciou a 2 de Fevereiro a sua retirada profissional, depois de 602 jogos e 20 temporadas ao serviço do Manchester United, líder da Liga Inglesa de futebol, onde conquistou oito títulos, três Taças e uma Liga dos Campeões.