O futebolista alemão Ilkay Gündogan, ex-Borussia Dortmund, primeira contratação do Manchester City de Pep Guardiola, afirmou esta quinta-feira que optou pelo clube inglês pela filosofia do treinador espanhol, que deixou o campeão alemão Bayern Munique no final da época.

"Tenho um novo desafio na minha carreira. A oportunidade de trabalhar com um treinador como Guardiola era algo que ansiava. Convenceu-me com a sua filosofia e estou orgulhoso de ser a primeira assinatura neste verão", disse Ilkay Gündogan em declarações ao sítio do clube inglês.

A transferência do médio internacional alemão Gündogan, a recuperar de uma lesão num joelho, foi já confirmada pelo Borussia Dortmund que, num comunicado publicado nos seus canais de comunicação, agradece a dedicação de cinco anos ao clube.

"Agradecemos a Ilkay Gündogan os cinco anos extraordinários em Dortmund. O Borussia deseja-lhe uma rápida recuperação e as maiores felicidades para o seu futuro no Manchester City", refere o diretor desportivo do clube alemão, Michael Zorc.

Na mesma nota, Ilkay Gündogan refere que depois de muita reflexão decidiu deixar o clube e encontrar um novo desafio desportivo num outro país, mas que ficará para sempre ligado aos amigos que fez em Dortmund.

O internacional alemão, que, devido à lesão no joelho só poderá jogar a partir de agosto ou setembro, assinou por quatro épocas e já manifestou o desejo de “conquistar títulos pelo Manchester City” e “lutar pela Liga dos Campeões”.

Nascido em Gelsenkirchen, a 24 de outubro de 1990, filho de pais turcos, Gündogan jogou no Bochum, Nuremberga e Borussia Dortmund, clube pelo qual conquistou em 2012 a “dobradinha” (Liga alemã e Taça da Alemanha). Nos dois anos seguintes venceu a Supertaça.