O "milagre" de Leicester City, que na segunda-feira se sagrou campeão da Primeira Liga inglesa de futebol pela primeira vez em 132 anos de história, faz hoje quase o pleno das primeiras páginas da imprensa britânica e não só. Todos os jornais desportivos por esta Europa fora deram enorme destaque ao título dos "foxes"

O Daily Telegraph celebra "os homens milagre de Leicester coroados campeões" com um suplemento de oito páginas, enquanto o Times descreve o feito como um "conto de fadas".

A reação da imprensa reflete o estado de espírito dos britânicos, cuja maioria passou a apoiar o clube de Claudio Ranieri quando se tornou mais evidente a hipótese de vencerem todos os "grandes" que habitualmente disputam o título.

O tablóide The Sun titula "Blues Done it" [Os Azuis Conseguiram], uma referência não à cor do equipamento do Leicester City, mas também ao Chelsea, cujo empate 2-2 com o Tottenham Hotspur deitou por terra a possibilidade de os "Spurs" ainda alcançarem o primeiro lugar da tabela.

A duas jornadas do fim, os 'foxes' somam 77 pontos, contra 70 do Tottenham, que deixou de ter hipóteses matemáticas de chegar ao título e que tem agora o Arsenal, terceiro classificado, a apenas três pontos. O Manchester City é quarto, com 64.

A fotografia da manchete mostra os jogadores do clube a festejar em casa do avançado Jamie Hardy, onde os jogadores do Leicester assistiram à partida entre os rivais londrinos que confirmou o primeiro título da história dos "Foxes", o nome pelo qual é conhecido o Leicester City.

A edição britânica do diário Metro titula "Zero a Heróis" [Zeroes to Heroes], resumindo o trajeto fulgurante da equipa sem estrelas de grande gabarito e que começou a competição com poucas aspirações para além da permanência no principal escalão do futebol inglês.

O jornal i refere que o Leicester são os "campeões do 5000-1", uma referência às probabilidades que as casas de apostas britânicas ofereciam em setembro à hipótese de o Leicester City de facto ser campeão, enquanto a edição britânica do Metro diz que passaram de "Zeros a Heróis" [Zeroes to Heroes].

Já o Guardian faz uma abordagem diferente, colocando na primeira página uma imagem do rei Ricardo III, cujo esqueleto foi encontrado em 2013 em Leicester e onde permanece em exposição, atraindo milhares de visitantes.

Um dos jornalistas do jornal faz uma reinterpretação do discurso da peça de Shakespeare "Ricardo III", começando assim: "O Inverno do nosso descontentamento foi convertido agora em glorioso verão por este campeonato?".

O jornal francês L´Equipe fez capa mesmo com a festa dos jogadores, com o título "So Good". O italiano TuttoSport escreve que "Ranieri é rei de Inglaterra". Ainda em Itália, a Gazzetta dell Sport também faz capa com o Leicester, com a cara de Ranieri numa estátua de imperador, com o título "King Claudio".

Em Espanha todos os desportivos deram destaque ao título, com destaque para o MundoDeportivo, que fez capa com o Leicester, com o título "Milagro Leicester".

* Artigo atualizado às 10h25