O antigo jogador de futebol Jimmy Hill, uma das personalidades mais emblemáticas da história do futebol inglês, morreu hoje aos 87 anos.

Jimmy Hill, que começou como jogador no Brentford, depois no Fulham, na década de 1950, tem o seu nome associado a várias reformas notórias do futebol inglês, entre as quais a abolição da remuneração máxima, a introdução dos três pontos para a equipa vencedora ou o direito de os clubes exibirem patrocinadores.

Como treinador, Hill levou o Coventry da terceira para a segunda divisão e depois para a divisão principal do futebol inglês, tendo promovido ainda uma mudança das cores e do hino do clube.

Mais tarde, o antigo jogador viria a notabilizar-se no comentário desportivo, tendo feito mais de 600 aparições no programa “Match of the Day”.

“Em muitos aspetos, Jimmy Hill era futebol. O que foi notável em Jimmy foi o facto de ele ter conseguido ser tantas coisas neste desporto. Ele era amado por milhões, mesmo entre os que não acompanham o futebol. Era um dos maiores do jogo”, afirmou o presidente da federação inglesa, Greg Dyke, sintetizando a consternação no futebol inglês.