José Mourinho e Leonardo Jardim são candidatos a Treinador do Ano da FIFA. Os dois portugueses integram uma lista de 12 técnicos candidatos ao galardão do organismo máximo do futebol.

Nestes 12 candidatos, três são italianos. Aliás a Itália é o país que mais técnicos tem na lista. Espanha, Portugal e Argentina contam com dois cada. Da lista há dois que são selecionadores.

O francês Zinedine Zidane, treinador do Real Madrid, é o principal candidato a vencer o troféu, depois de ter levado o clube madrileno – no qual alinharam os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão - à conquista do título espanhol e da Liga dos Campeões.

Apesar de ter terminado o campeonato inglês num modesto sexto lugar, José Mourinho terminou a época com três troféus conquistados no comando do Manchester United: Supertaça inglesa, Taça da Liga inglesa e Liga Europa.

Leonardo Jardim liderou o Mónaco na conquista do título francês, que escapava ao clube monegasco há 17 anos, tendo ainda atingido as meias-finais da Liga dos Campeões, fase em que foi eliminado pela Juventus.

Os 12 candidatos:

Massimiliano Allegri (ITA - Juventus)

Carlo Ancelotti (ITA - Bayern Munich)

Antonio Conte (ITA - Chelsea)

Luis Enrique (ESP - Barcelona)

Pep Guardiola (ESP - Manchester City)

Leonardo Jardim (POR - Mónaco)

Joachim Low (ALE - Seleção da Alemanha)

Jose Mourinho (POR - Manchester United)

Mauricio Pochettino (ARG - Tottenham)

Diego Simeone (ARG - Atlético Madrid)

Tite (BRA - Seleção do Brasil)

Zinedine Zidane (FRA - Real Madrid)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.