Aos 23 anos, Kepa deixou o clube de sempre para se tornar o guarda-redes mais caro da história. 80 milhões de euros foi o valor que o Chelsea pagou ao Athletic Bilbao pela transferência do guarda-redes espanhol. Em entrevista ao jornal espanhol 'As', Kepa falou da transferência e das mudanças que acarreta.
Antes de deixar o emblema espanhol, Kepa renovou contrato por mais sete anos, uma decisão que gerou controvérsia, mas o guarda-redes decidiu explicar.
"Quando renovei com o Athletic estava feliz, porque me sentia em casa. Não tive problema nenhum nem sequer algum dissabor com o Bilbao, muito pelo contrário. Mas quando surgiu a proposta do Chelsea, considerei que seria um passo em frente e decidi tomar essa decisão", clarificou Kepa.
O guarda-redes espanhol de 23 anos afirma ainda que "o Mundial esteve sempre em primeiro, mas quando comecei a pré-época com o Ahletic Bilbao, o Chelsea mostrou interesse. Estivemos em conversações e acabámos por assinar. Estou feliz por todo o esforço que o Chelsea fez, porque não é fácil pagar esses valores."
Quanto aos 80 milhões de euros da cláusula de rescisão que o Chelsea pagou ao Athletic Bilbao, Kepa diz que "o mercado é mesmo assim. Pagam-se cada vez valores mais altos, é uma consequência do mercado."
Kepa não poupa nos elogios ao Chelsea, lembrando que "nos últimos anos ganhou a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Premier League. É uma equipa com grandes jogadores e foi uma aposta importante. Estou feliz por ter dado este passo e quero desfrutá-lo."
Mas, apesar da nova casa, Kepa garante que será sempre do Athletic Bilbao. "No final, somos profissionais e cada um escolhe o caminho a percorrer. O Athletic foi e sempre será o meu clube. Sou do Athletic desde criança, entrei com nove anos no clube e entendo que alguns adeptos, a maioria deles, quer que os melhores jogadores fiquem. Mas no final esta foi a minha decisão."
Formado no Athletic, o guarda-redes de 23 anos já passou pelo Baskonia, Ponferradina e Valladolid, antes de voltar a regressar ao clube que o viu crescer. Agora, Kepa ruma ao Chelsea para a primeira experiência fora de Espanha.
Comentários