Kevin De Bruyne, médio belga do Manchester City, foi eleito o Melhor Jogador da Premier League na temporada 2019/2020, numa votação realizada pela Professional Footballers Association (PFA), o sindicato dos jogadores de Inglaterra.

De Bruyne é o primeiro jogador do City a ganhar o troféu desde 1974, com o clube de Manchester a conseguir uma dobradinha, já que a vitória na categoria feminina foi para a atacante inglesa Lauren Hemp, da equipa feminina dos 'citizens'. Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, foi eleito o Melhor Jogador Jovem.

Como ironia do destino, esse foi o ano em que os 'citizens' terminaram 18 pontos atrás do campeão Liverpool. Nas duas temporadas anteriores, a equipa comandada por Pep Guardiola tinha conquistado a Premier, mas o prémio individual foi para dois jogadores dos 'Reds': Mohamed Salah em 2018 e Virgil van Dijk em 2019.

De Bruyne fez uma excelente temporada, igualando o recorde de Thierry Henry de 20 assistências na temporada 2002/2003. Também marcou 13 golos, o que o tornou no médio mais prolífico numa temporada desde Frank Lampard.

"É uma grande honra ser escolhido pelos colegas de profissão, pelos adversários com quem jogamos. Ser eleito o melhor jogador é incrível", disse o craque em comunicado publicado nas plataformas digitais do Manchester City.

Depois de uma temporada 2018/2019 marcada por lesões, De Bruyne atingiu o seu melhor nível. Na hora de agradecer, deixou elogios para Guardiola.

"Quando ele dá instruções sobre o que a equipa tem de fazer, ele sabe que vou ouvi-lo. Mas por outro lado, ele dá-me muita liberdade, não sei bem porquê, mas é assim que funciona entre nós", disse De Bruyne.

O Onze Ideal da época foi dominado pelo Liverpool, com cinco jogadores: Jordan Henderson, Trent Alexander-Arnold, Andy Robertson, Virgil Van Dijk e Sadio Mane. Foi completado pelo guarda-redes do Burnley, Nick Pope, pelo central Caglar Söyüncü do Leicester, pelo médio do City David Silva, pelo avançado Jamie Vardy (do Leicester) e pelo segundo colocado na lista de Melhor do Ano, Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal).

O atacante do Manchester United, Marcus Rashford, muito comprometido com a luta contra a desnutrição infantil nos últimos meses, recebeu um prémio honorário.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.