O futebolista Josh Cavallo abalou o mundo do futebol ao ser o primeiro profissional a assumir a homossexualidade. O australiano do Adelaide United quebrou barreiras num desporto ainda cheio de tabus. Confrontado com o assumir de Josh Cavallo, Jurgen Klopp, treinador do Liverpool, agradeceu ao talentoso médio australiano pela sua coragem mas frisou que a orientação sexual não devia ser assunto no futebol.

"O problema é isto ser uma grande história. Não devia ser, porque ser gay é ser normal. É como eu ser hetero. O Josh devia apenas estar feliz a viver a vida privada dele [...] Posso garantir que em 30 anos no futebol isso de ser homossexual nunca foi um problema. O problema não está no círculo privado das equipas, é mais abrangente. Todos temos de trabalhar para que isto deixe de ser uma questão sensível", comentou o técnico do Liverpool.

"Só posso desejar o melhor ao Josh. Ele parece ser um rapaz inteligente e forte. Agradeço-lhe o que fez porque nos pôs a falar sobre isso. Obrigado, Josh", concluiu o treinador alemão.

Josh Cavallo assumiu ser homossexual no passado dia 27 de outubro, explicando que tentou esconder o facto para encaixar no estereótipo do profissional de futebol, por recear um impacto negativo.

Cavallo, de 21 anos, revelou que se debateu durante muito tempo com a necessidade de esconder, perante a ideia que "ser gay e jogar futebol" não eram caminhos que se tivessem cruzado anteriormente.

A revelação de Cavallo proporcionou inúmeras manifestações de apoio, desde companheiros de equipa, ao próprio clube, mas também fora da Austrália.

"Olá, Joshua Cavallo, não tenho o prazer de te conhecer pessoalmente, mas quero agradecer o passo que deste. O mundo do futebol está muito atrasado e tu ajudas-nos a andar para a frente", escreveu o internacional espanhol Gerard Piqué.

Também Antoine Griezmann, campeão do mundo e avançado do Atlético de Madrid, disse ao médio australiano estar "orgulhoso" dele, bem como Javi Lopez, espanhol que joga no Adelaide United e que foi jogador do Espanyol.

A solidariedade veio também do basquetebolista Pau Gasol, com o ex-jogador, que se retirou a algumas semanas, a lembrar que o assumir de Cavallo não deveria em 2021 ser notícia, mas que é preciso agradecer-lhe por este passo.

"Toda a felicidade a partir dos Países Baixos", assinalou também o clube holandês Go Ahead Eagles, numa mensagem dirigida ao médio australiano.