O Governo britânico quer acabar com a publicidade a casa de apostas na zona frontal das camisolas dos clubes profissionais de futebol. A informação é avançada pelo jornal 'Daily Mail'.
A discussão da proposta deverá ter lugar em março de 2022 no Parlamento britânico, mas a mudança só deverá acontecer a partir de 2023. Esta proibição insere-se na revisão lei do jogo que vigora desde 2005 e insere-se na luta contra o vício do jogo.
Além da publicidade a casa de apostas nas camisolas, está também prevista a proibição de painéis publicitários nos estádios e anúncios televisivos alusivos a casas de jogos de sorte e azar.
Até lá, os clubes podem renegociar os atuais contratos com os patrocinadores e ainda procurar novos patrocínios.
Nove dos 20 clubes da atual Premier League são patrocinados por casa de apostas, e isso é bem visível na parte da frente das camisolas: Brentford, Burnley, Crystal Palace, Leeds, Newcastle, Southampton, Watford, West Ham e Wolverhampton. No Championship (2.ª divisão) são seis os clubes com publicidade frontal a casa de apostas.
Estime-se que estes acordos rendem 116 milhões de euros por ano aos clubes de futebol.
Se o governo britânico aprovar a proibição de publicidade a casa de apostas nas camisolas, esta será a grande mudança no patrocínio desportivo desde que foi banido a publicidade a tabaco no Reino Unido em 2003.
No entanto, a proibição não é bem vista pelo presidente da Liga Inglesa. Em entrevista ao 'Sportsmail, Rick Parry explicou que o timing destas reformas "não podia ser pior, dadas as dificuldades financeiras dos clubes", em tempos de pandemia de COVID-19.
"A última coisa que desejamos neste momento é a restrição das fontes de receitas, porque não se pode encontra-las da noite para o dia. Se não for o mercado das apostas, aonde iremos buscar mais receitas?", questionou.
Em Portugal, 11 dos 18 clubes tem publicidade a casa de apostas nas suas camisolas: Boavista, Estoril, Famalicão, Marítimo, Moreirense, Paços de Ferreira, Santa Clara, SC Braga, Sporting e Vitória de Guimarães.
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