O Liverpool impôs hoje a terceira derrota da época na liga inglesa ao Manchester City, na sua própria casa, por 4-1, e ‘entregou’ a liderança do campeonato ao surpreendente Leicester City.

Um pouco mais de um mês após a chegada do alemão Jürgen Klopp, os ‘reds’ foram implacáveis no Etihad Stadium, num jogo em que ao intervalo já venciam por 3-1, para surpresa do conjunto de Manuel Pellegrini.

Com A Marselhesa, à semelhança de todos os jogos na liga inglesa, a tocar antes do início do jogo, em homenagem às vítimas dos atentados de Paris, o City contava nas suas fileiras com os gauleses Sagna e Mangala.

Foi, aliás, o antigo central portista, num lance infeliz e na tentativa de aliviar a bola, que bateu o seu próprio guarda-redes, Joe Hart, logo aos sete minutos.

Com boas trocas de bola, o Liverpool teve em Philippe Coutinho (23 minutos) e Roberto Firmino (32) os ‘mestres’ dos seus dois seguintes golos, com a dupla brasileira a mostrar uma verdadeira simbiose, ao marcar e assistir em ambas as jogadas.

O argentino Aguero, que sairia ‘esgotado’ aos 66 minutos, ainda reduziu para 3-1 antes do intervalo, mas seria o Liverpool a marcar novamente, já na parte final, por intermédio do central Martin Skrtel, aos 81.

A derrota terminou uma série de nove jogos sem perder dos ‘citizens’ (sete vitórias e dois empates), e destronou-os da liderança da ‘Premier’, agora ocupada pelo Leicester, que hoje venceu na visita ao Newcastle (3-0).

O comando pertence assim à formação de Claudio Rainieri (28 pontos), seguido do Manchester United (27), que contou com muita sorte na visita ao terreno do Watford, do espanhol e ex-técnico benfiquista Quique Flores.

Depay marcou para o United (11 minutos), mas o Watford, que chegou a acreditar, teve o avançado inglês Troy Deeney no melhor e no pior: fez o 1-1 aos 87 minutos e um autogolo já aos 90.

Na quarta posição, com os mesmos 26 pontos do City, segue o Arsenal, que também perdeu a oportunidade de continuar líder, ao perder na visita ao West Bromwich (2-1), num jogo em que até marcou primeiro e no qual Cazorla falhou um penálti (aos 84).

O Chelsea, de José Mourinho, pôs fim a uma série de três derrotas consecutivas no campeonato (com West Ham, Liverpool e Stoke city) – no qual não vencia desde 17 de outubro -, ao derrotar em Stamford Bridge o Norwich, por 1-0.

Um golo do espanhol Diego Costa, aos 64 minutos, terminou com o ‘jejum’ dos ‘blues’, e deixam a equipa, campeã em título, no 15.º lugar do campeonato.

Também hoje, na 13.ª jornada, o português Éder foi titular (saiu aos 73 minutos) no empate do Swansea em casa, frente ao Bournemouth (2-2), e José Fonte e Cédric Soares estiveram na derrota do Southampton em casa com o Stoke City (1-0).

Fonte jogou os 90 minutos, enquanto o antigo lateral do Sporting acabou por sair aos 85, dando lugar ao espanhol Juanmi.

A ronda, que mostrou ainda o Everton a golear o Aston Villa (4-0), prossegue no domingo, com o Tottenham a receber o West Ham, e na segunda-feira, com o jogo entre Crystal Palace e Sunderland.