O Liverpool, líder isolado da Premier League, tem o primeiro 'match point' para conquistar matematicamente o título no domingo, quando visitar o Leicester pela 33ª jornada da prova.

Para isso, a equipa precisa primeiro que o Arsenal (2º) tropece na visita ao Ipswich Town (18º) e depois terá que vencer o Leicester (19º).

Essa combinação de resultados parece improvável à primeira vista, já que os 'Gunners', que estão nas nuvens desde que eliminaram o todo poderoso Real Madrid nos quartos de final da Liga dos Campeões na quarta-feira, parecem a anos-luz de distância do modesto Ipswich, que luta para se manter na Premier League.

Apenas o excesso de confiança ou uma desconcentração provocada pelo grande torneio europeu parecem poder preocupar o Arsenal, que sabe que o título do campeonato inglês está praticamente fora de alcance, mas tem um incentivo para lutar pelo vice campeonato.

De qualquer forma, seja este domingo ou mais tarde, ninguém parece duvidar que o Liverpool será o campeão, após quatro anos de reinado do Manchester City, já que os 'Reds' chegam a esta 33ª jornada com uma vantagem de 13 pontos sobre os 'Gunners'.

Será o 20º título nacional do emblemático clube de Anfield, o que o deixará empatado com o Manchester United no topo da lista de campeões na história da competição.

Luta pelo pódio

O Arsenal tem quatro pontos de vantagem sobre o terceiro colocado Newcastle, que tem uma partida difícil este sábado, quando visitar o Aston Villa (7º), que ainda está na luta por uma posição na zona da Liga dos Campeões.

Este duelo será, sem dúvida, um dos jogos mais emocionantes do fim de semana na Premier League devido ao excelente momento das duas equipas no campeonato, onde o Aston Villa vem de quatro vitórias consecutivas e o Newcastle, cinco.

Manchester City (5º) e Chelsea (6º), que estão dois e três pontos atrás do cobiçado quarto lugar do Nottingham Forest, jogam este fim de semana como visitantes, este sábado contra o Everton (13º) e no domingo contra o Fulham (9º), respectivamente.

O Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, que perdeu o seu lugar no 'pódio' do campeonato na quarta-feira, só jogará nesta jornada na segunda-feira, quando visitar o Tottenham (15º), que faz uma péssima campanha para os seus padrões.

Jogos da 33.ª jornada da Premier League

- Sábado:

Brentford - Brighton

Crystal Palace - AFC Bournemouth

Everton - Manchester City

West Ham - Southampton

Aston Villa - Newcastle

- Domingo:

Fulham - Chelsea

Ipswich Town - Arsenal

Manchester United - Wolverhampton

Leicester - Liverpool

- Segunda-feira:

Tottenham - Nottingham