O Liverpool sagrou-se campeão na última noite, depois da derrota do Manchester City frente ao Chelsea e colocou fim a 30 anos de seca... tudo graças à urina de Grobbelaar. Confuso? Calma, nós explicamos.

Voltamos a 1992: Bruce Grobbelaar é homenageado pelo seu tempo ao serviço do Liverpool no qual conquistou seis títulos de campeão de Inglaterra (incluindo o último em 1990), uma Liga dos Campeões, três Taças de Inglaterra, três Taças da Liga e cinco supertaças de Inglaterra.

O jogo é frente ao Everton e é patrocinado por uma marca de cerveja do Zimbabué. Ora, esta cerveja achou que era uma boa ideia enviar um bruxo para marcar presença em Anfield... e terá sido aí que tudo começou, como explicou Grobbelaar em entrevista à BT Sport, em janeiro deste ano.

"Ele [o bruxo] andou à volta dos postes e andou a pincela-los com o seu rabo de cabra e a colocar a sua água à volta dos postes, nos dois lados. Depois agarrou no microfone e disse: 'Se não tiverem o 'homem da selva' Bruce Grobbelaar aqui, não vão ganhar a Liga outra vez'", explicou na altura.

Os anos foram passando e o troféu da Premier League teimava em não chegar a Anfield... Mas afinal de contas, como é que se podia levantar esta 'maldição'? A resposta era tão simples quando insólita: urinar nos postes.

Em 2014, Grobbelaar esteve perto que quebrar a maldição.

"A única forma é urinar nos quatro postes. Eu já fiz em dois mas expulsaram-me quando estava a chegar a Anfield Road. Foi no ano em que o Liverpool ficou em segundo", disse o guarda-redes zimbabueano ao 'The Guardian' em 2018, onde ainda deixou uma promessa.

"Se não ganharmos a liga este ano [2018/2019] vou a Anfield Road e faço nos outros dois anos".

A época chegava ao fim com um Liverpool a alcançar os 97 pontos... menos um que o Manchester City que acabou por se sagrar campeão na época passada. E foi ai que Grobbelaar colocou fim à maldição.

"Concluí a minha tarefa", começou por dizer à BT Sports, "na última época, fiz um jogo corporativo aqui [Anfield], estávamos no balneário e um tipo disse-me 'tens de tratar disso hoje'. Eu disse ok, agarrei numa garrafa, tirei a água, fui à casa de banho, urinei lá para dentro, voltei. Na primeira metade, no lado da 'The Kop' molhei os postes todos. Segunda parte, venho para o este lado [lado de 'Anfield Road'], molho tudo outra vez. Isto no final da última época", contou o antigo guardião.

E sim, obviamente que há um vídeo desse momento.

Coincidência ou não, com maldição ou sem maldição, a verdade é que uma época depois de molhados os postes, a Premier League rumou finalmente a Anfield para os festejos dos adeptos do Liverpool.

GALERIA: Assim se fez a festa do Liverpool campeão (Não, não vai ver distanciamento social)
GALERIA: Assim se fez a festa do Liverpool campeão (Não, não vai ver distanciamento social)
Ver artigo

Ainda assim, Grobbelaar não aceita as culpas pela maldição: "Foi o bruxo!". Mas afinal de contas quem é que o convidou para o jogo de '92?

"Fui eu", disse Grobbelaar para o riso de todos os presentes na entrevista.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.