O acordo que o FC Barcelona rubricou com a empresa japonesa Rakuten, de 55 milhões de euros por época para a publicidade na sua camisola, torna o equipamento dos catalães num dos mais valiosos do planeta.

“Estamos à altura do Manchester United como o melhor acordo [de patrocínio]. Colocamo-nos ao seu nível”, disse o vice-presidente para os Media, Manuel Arroyo.

Segundo a EFE, o acordo de 55 milhões de euros com os nipónicos envolve um extra de 1,5 milhões pelo título espanhol e mais cinco em caso de triunfo na Liga dos Campeões.

De acordo com a agência noticiosa espanhola, a essa verba juntam-se os 80 milhões da Nike – que podem atingir os 85, face a objetivos – mais 8,8 milhões da Beko, empresa de eletrodomésticos.

A estes montantes, devem ser subtraídos dois milhões por época que o FC Barcelona paga à UNICEF em conceito solidário, pelo que, bónus à parte, o equipamento dos catalães rende 143,8 milhões por época.

O Manchester United recebe 54 milhões de euros da Chevrolet e 94 milhões da Adidas, um total de 148 milhões.