O alemão Bert Trautmann, antigo guarda-redes do Manchester City, morreu hoje na cidade espanhola de Valência, aos 89 anos, anunciou hoje o clube da Liga inglesa de futebol, no seu sítio oficial na Internet.

O antigo prisioneiro de guerra defendeu a baliza dos “citizens” em 545 jogos, entre 1949 e 1964, depois de ter enveredado pela posição de guarda-redes ao substituir um companheiro lesionado num jogo particular.

«Bert Trautmann foi um grande atleta e um verdadeiro cavalheiro. Foi para Inglaterra como soldado e prisioneiro de guerra, mas tornou-se num herói. A sua extraordinária carreira vai ficar para sempre nos livros de história», recordou hoje o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Wolfgang Niersbach.

Depois da II Guerra Mundial, Trautmann iniciou a carreira em Inglaterra, ao serviço do St Helen Town FC.

«É uma grande lenda no verdadeiro sentido da palavra e um fantástico embaixador do seu país e do Manchester City Football Club. O Bert vai deixar saudades em todos os que o conheciam e no mundo do futebol em geral», pode ler-se no comunicado divulgado pelo clube.

O Manchester City destaca a perseverança de Trautmann, que jogou a final da Taça de Inglaterra de 1956, que o clube venceu por 3-1 frente ao Birmingham City, apesar de ter partido o pescoço num choque com o avançado Peter Murphy.