A primeira temporada de José Mourinho no comando técnico do Manchester United não tem corrido da melhor forma no campeoanto. Apesar das conquistas da Taça da Liga e da Supertaça de Inglatera, o campeonato tem sido uma carga de trabalhos para os 'red devils'. No entanto, há uma constante nos primeiros lugares da tabela. Nos últimos cem dias, o Manchester United não saiu do sexto lugar da classificação. Desde 4 de dezembro que o clube orientado por José Mourinho não muda a sua posição.


Mesmo com os deslizes de Arsenal, Tottenham, Liverpool e Manchester City nas últimas cinco jornadas, os 'red devils' não têm sido capazes de aproveitar para conquistar posições na Premier League. Para tal, os maus resultados da equipa de José Mourinho têm impedido a conquista de posições e a qualificação para a Liga dos Campeões está cada vez mais longe. Nos últimos cinco encontros que disputou para a Primeira Liga Inglesa, o Manchester United somou três empates (Stoke City, Hull City e Bournemouth) e duas vitórias (Leicester e Watford).


Com 49 pontos, a equipa do José Mourinho está a epenas a um do Arsenal. A equipa de Arsène Wenger tem sido, dos seis primeiros classificados, a formação que perdeu mais pontos. Nos últimos cinco jogos, os 'gunners' perderam nove pontos derivados de três derrotas, mas mantêm a posição à frente de José Mourinho.


Recorde-se de que o Manchester United investiu fortemente no arranque desta temporada. Para além da contratação de Mkhytaryan, Bailly e Ibrahimovich, os 'red devils' protagonizaram a tranferência mais cara do fuebol mundial quando pagaram mais de 100 milhões de euros pelo médio francês. No rescaldo dos milhões gastos, o emblema de Manchester tem tido um lugar cativo na sexta posição, um posto que não garante a presença na Liga dos Campeões na próxima temporada.


Em Inglaterra, os quatro primeiros classificados ganham o direito a participar na Liga dos Campeões. Os três primeiros ganham entrada direta enquanto o quarto lugar disputa o play-off de acesso à fase de grupos. Em relação às contas da Liga Europa, o quinto classificado tem acesso direto enquanto o sexto lugar joga o acesso à fase de grupos da competição.
Até ao final da prova, ainda faltam 11 jornada e 33 pontos por disputar. Com efeito, ainda nada está fechado nas contas da Premier League. No entanto, o Chelsea segue com 10 pontos de vantagem sobre o segundo classificado e com o caminho aberto para a conquista do título.