O treinador de futebol do Chelsea, o português José Mourinho, prometeu hoje que vai “assumir as responsabilidades” da equipa no próximo jogo, em casa do Stoke City, apesar de não marcar presença no banco devido a castigo.

O português foi suspenso por um jogo e teve que pagar uma multa de 56 mil euros, depois de ser acusado de “conduta imprópria” e “pela linguagem utilizada para interpelar o árbitro e os assistentes” no jogo de sábado passado frente ao West Ham, que o Chelsea perdeu por 2-1, mas já deu instruções à sua equipa técnica para o jogo de sábado, a contar para a 12.ª jornada da primeira liga inglesa.

“Eu vou estar no comando. Toda a responsabilidade é minha. O meu ‘staff’ está completamente livre dessa pressão extra. Isso não faz parte dos seus trabalhos. (…) Nós preparamos todo o tipo de cenários. Eles estão preparados e, além disso, o que é importante é que eles se sintam protegidos pelo facto da responsabilidade ser minha. É para os jogadores jogarem e para os assistentes estarem com eles e apoiá-los. Conheço a situação em que estou, em relação ao poder do futebol neste país, e tenho que me adaptar a isso”, disse Mourinho, na conferência de imprensa que antecede o jogo, que vai ser disputado no Estádio Britannia.

Questionado por não ter apelado da decisão do Comité de Recurso da Federação Inglesa de Futebol, o treinador explicou que o “jogo é já amanhã [sábado]”, que já sabe o resultado da decisão e, por isso, desistiu. Além disso, considera que seria “estúpido disputar uma luta” em que já se “sabe que se perde”.

“Vou viajar com eles [equipa] e vou estar com eles até que alguém me pare, que vai ser, penso eu, quando chegarmos ao limite das instalações do estádio. Nós sabemos onde parar e eu tenho que sair da camioneta antes disso. Não sei onde vou ver o jogo, não tenho plano. Talvez me sente no canto de uma rua com o meu iPad”, explicou Mourinho.

O Chelsea ocupa neste momento o 15.º posto na tabela classificativa, com 11 pontos, enquanto o Stoke City está um lugar acima dos ‘blues’, com 13 pontos. Na liderança da tabela estão o Manchester City e o Arsenal, com 25 pontos.

Ainda na semana passada, o Chelsea deslocou-se até ao Britannia Stadium para defrontar o Stoke, em jogo dos oitavos final da Taça da Liga inglesa, onde foi eliminado da competição nos penaltis, depois de um empate 1-1 no tempo regulamentar.