Sam Allardyce foi a escolha dos dirigentes do Leeds para tentar evitar a descida de divisão do emblema de Yorkshire. O técnico de 68 anos assumiu o cargo que era ocupado pelo espanhol Javi Gracia e chega cheio de moral para uma tarefa vista pela crítica como missão impossível.

Na sua apresentação, Big Sam como é conhecido, mostrou-se muito confiante no trabalho que terá pela frente.

"Posso ter 68 anos e este ar antiquado, mas não há ninguém à minha frente em termos de [conhecimentos de] futebol. Nem Pep [Guardiola], nem Klopp, nem Arteta. Estão todos no mesmo nível que eu. Eles fazem o que fazem, eu faço o que faço. Em termos de conhecimentos, não estou a dizer que sou melhor que eles mas certamente sou tão bom quanto eles", comentou o técnico inglês.

Ora Pep Guardiola, treinador do City, próximo adversário do Leeds, ouviu e já comentou as declarações do veterano treinador.

"Ele tem razão. Vejam o que fez o Neil Warnock no Huddersfield [pegou na equipa nos últimos lugares do Champioship em fevereiro e já sai da zona de descida]. Ou o que Roy Hodgson está a fazer no Crystal Palace [entrou com a equipa em lugar de descida e já tem 10 pontos acima dos lugares de despromoção]. Olhem para o que estão a fazer: estes treinadores mais maduros conhecem o jogo na perfeição, foram eles que tornaram a Premier League melhor. Não é preciso ser novo para ser um bom treinador, nós não inventámos nada, os treinadores ingleses mais veteranos saem-se muito bem", disse o catalão que vai bem lançado para conquistar mais uma Premier League com o Manchester City.

Allardyce estava sem trabalho e longe de imaginar que ainda teria de interromper o gozo da sua reforma para voltar a trabalhar ao mais alto nível em Inglaterra. Nem que seja por apenas quatro jogos (Manchester City, Newcastle, West Ham e Tottenham)... para já.

"Nunca houve tantas mudanças na Premier League como este ano, mas pensei que por esta temporada já estivesse tudo despachado. Demorei apenas alguns minutos a aceitar, mas sabia que tinha de ser rápido para ter algum trabalho feito antes do próximo jogo. As pessoas dizem que devo ser louco, mas deve ser mesmo ser o maior desafio da minha carreira por serem só quatro jogos", comentou.

Após 34 jornadas, a quatro do final da Premier League, o Leeds, que perdeu quatro dos últimos cinco jogos, segue na 17.ª posição, a primeiro acima dos lugares de despromoção, com 30 pontos, em igualdade com Leicester, 16.º, e Nottingham Forest, 18.º.

Sam Allardyce, que vai estrear-se no sábado, na visita aos bicampeões Manchester City, volta a treinar depois de ter abandonado o West Bromwich, em 2020/21.

Antes, ‘big Sam’, que chegou a orientar a seleção inglesa e a deixou com polémica, comandou clubes como Everton, Crystal Palace, Sunderland, West Ham, Blackburn Rovers, Newcastle, Bolton, Notts County, Blackpool, Preston North End e Limerick.

Após visitar os ‘citizens’, o Leeds, que conta com o português Diogo Monteiro e espanhol ex-Benfica Rodrigo no plantel, recebe o Newcastle, desloca-se ao terreno do West Ham e encerra o campeonato em casa com o Tottenham.

Javi Gracia tinha chegado aos ‘peacocks’ em 21 de fevereiro último, após uma série de 10 jogos sem vitórias, sob o comando do treinador norte-americano Jesse Marsch e, nos últimos três, do interino Michael Skubala.