O Newcastle está «envergonhado e consternado» com os confrontos protagonizados domingo por alguns dos seus adeptos depois da derrota caseira frente ao Sunderland, por 3-0, e que resultou em 29 detenções e três polícias feridos.

Em comunicado, o emblema inglês lamentou o «comportamento de uma minoria de indivíduos que se autointitulam de adeptos» e revelou que está a cooperar com a polícia local para identificar «todos os envolvidos nos distúrbios».

«O clube vai tomar as medidas mais duras possíveis contra todos aqueles que estiveram envolvidos nesses incidentes e, os que sejam declarados culpados, serão banidos para sempre dos jogos do clube. A atitude deplorável desses indivíduos não tem lugar no Newcastle e envergonha os verdadeiros adeptos», lê-se no comunicado.

No domingo, adeptos do Newcastle envolveram-se em confrontos com a polícia montada depois da derrota em casa por 3-0 com os rivais locais do Sunderland, num jogo da Liga inglesa.

As forças de segurança revelaram que foram atacadas com tochas enquanto tentavam proteger adeptos do Sunderland na estação de comboios da cidade e vídeos publicados na internet mostram adeptos a recolher garrafas de vidro vazias de um vidrão para as atirarem à polícia.