No meio de uma grave tempestade tanto dentro quanto fora de campo, o Chelsea (6º) concentra-se agora na luta para se qualificar para a próxima Liga dos Campeões com um jogo importante diante do Tottenham (3º), na quarta-feira, naquele que será o principal duelo da 28ª jornada da Premier League.

No domingo, os 'Blues' perderam nos penáltis (4-3) a final da Taça da Liga inglesa diante do Manchester City, mas o mais doloroso não foi a derrota e sim a cena surrealista protagonizada no final da partida entre o guarda-redes espanhol Kepa e o técnico Maurizio Sarri.

Derrotas e castigo da FIFA

Se já não bastassem os problemas do treinador italiano com os últimos maus resultados, em Wembley ele deparou-se com a desobediência do seu guarda-redes, transmitida ao vivo ao mundo inteiro. Kepa recusou ser substituído, enquanto o argentino Willy Caballero aguardava, pronto para entrar.

Durante mais de dois minutos Sarri e seu assistente Gianfranco Zola pediram do banco a Kepa, que se tinha magoado ao defender um remate de Sergio Agüero, para que deixasse o campo, mas o guardião espanhol negou a saída, por meio de gestos ostensivos. Foi a cena que marcou a final.

Mais tarde os dois minimizaram o ocorrido. "Foi um mal entendido", disse Sarri. "Em nenhum momento foi minha intenção desobedecer ao treinador ou qualquer decisão dele", acrescentou o jogador, que também atua na seleção espanhola.

A esse episódio soma-se a proibição da FIFA que impede o clube de fazer contratações até o final de janeiro de 2020 por não ter cumprido o regulamento nas transferências de menores de idade.

Além disso, a equipa perdeu muita força na Premier League. Da disputa pelo título, o Chelsea passou à luta por uma vaga na próxima 'Champions'.

City e Liverpool, no mesmo horário

Na quarta-feira o clube recebe o Tottenham, abalado depois de perder por 2-1 para o Burnley, um resultado que dificultou a sua luta pelo título, que agora parece mais uma disputa entre Liverpool (1º) e Manchester City (2º), separados por um ponto. Os 'Spurs' estão a 6 pontos dos 'Reds'.

Os dois candidatos vão jogar na quarta-feira simultaneamente (20h00). O City recebe o West Ham (9º) com o primeiro título já nas mãos e na corrida para ganhar os três restantes (Premier League, FA Cup e Champions).

O Liverpool joga em Anfield contra o Watford (7º) depois do empate sem golos no domingo diante do Manchester United (5º), um resultado que permitiu recuperar a liderança isolada.

"Claro que há pressão, mas para mim é algo muito positivo. Os rapazes aprenderam com essas situações e a única maneira é enfrentá-las com paixão. Isso constitui o coração e o espírito desta equipa. Hoje lutamos, mas não o fizemos exatamente como deveríamos", disse no domingo o técnico dos 'Reds', Jurgen Klopp.