O Manchester City arrancou a defesa do título em Inglaterra com uma vitória em casa do Chelsea por 2-0, este domingo. No ano em que Pep Guardiola vai tentar o penta - algo nunca conseguido por nenhum clube em Inglaterra - os cityzens deram uma boa resposta, apesar das muitas ausências. Bernardo Silva assistiu Haaland, Kovacic fez um golaço.

Renato Veiga e Pedro Neto estrearam-se nos blues.

Frente a frente, três internacionais portugueses, um deles ainda sub-21: Ruben Dias e Bernardo Silva, titulares no Manchester City, Pedro Neto e Renato Veiga, duas das novas caras do Chelsea, no banco dos blues. Ambos entraram no segundo tempo.

Depois de ter vencido a Supertaça de Inglaterra, o Manchester City dava em Stamford Bridge o arranque para algo inédito em Inglaterra: vencer cinco campeonatos seguidos na divisão maior do futebol inglês.

Nos primeiros minutos, o campeão inglês sentiu muitas dificuldades para bater a pressão do Chelsea, de Enzo Maresca, o novo timoneiro dos blues. O espanhol fez um trabalho fantástico na época passada no Leicester, tendo-se sagrado campeão do Championship, o que valeu aos 'foxes' o regresso à Premier League.

Aos 18 minutos, Doku fletiu da esquerda para o meio, encontrou Bernardo Silva que, com um toque subtil, deixou a bola em Haaland. O panzer bateu Cucurella e Fofana e picou a bola sobre Robert Sánchez, fazendo um golaço. Antes, aos oito minutos, Bernardo Silva tinha tentado o golo mas o seu remate foi bloqueado.

O Chelsea tinha mais bola mas era o City quem criava perigo, principalmente quando Savinho arrancava ou quando De Bruyne tocava no esférico. O belga ameaçou o 2-0 aos 22 e aos 38 foi Doku, numa bola que Robert Sánchez defendeu com uma palmada para canto.

A equipa londrina ia tentando o empate, mas a defesa dos cityzens ia resolvendo os problemas. Enzo Fernández, por duas vezes, pediu penálti, mas o árbitro Anthony Taylor mandou seguir.

Jackson teve nos pés o empate aos 36 minutos, mas quis tanto adornar o lance que perdeu tempo e quando rematou, já tinha muita gente à sua frente. O jovem avançado chegou a meter a bola no fundo da baliza de Ederson, mas o golo foi anulado por fora de jogo, aos 44.

No segundo tempo, o técnico Enzo Maresca lançou os portugueses Pedro Neto para a frente e o defesa Renato Veiga, para tentar algo diferente do jogo.

Aos 59 minutos, Pedro Neto só não marcou porque Rico Lewis apareceu no momento certo a tirar o 'pão da boca' ao português. O Chelsea apertava e teve o empate nos pés de Jackson, mas o remate à queima-roupa foi travado por Ederson, com uma monumental defesa.

Depois de um golo anulado a Haaland por falta e um remate de Kevin de Bruyne que saiu ao lado, o campeão inglês fez o 2-0, aos 84 minutos, num golaço de Kovacic. O médio galgou metros, puxou para o pé direito e disparou de fora da área, fazendo um golaço.

O Manchester City, tetracampeão inglês, arranca a defesa do título com uma vitória sofrida num campo complicado.

O triunfo do Manchester City na ronda inaugural da ‘Premier’ junta-se aos dos também candidatos ao título Arsenal (casa com o Wolverhampton, 2-0) e Liverpool (fora com o Ipswich, 2-0), mas também Manchester United (casa com o Fulham, 1-0).

A primeira jornada ainda teve hoje em campo o Brentford diante do Crystal Palace, com a equipa da casa, que teve Fábio Carvalho nos últimos minutos, a vencer por 2-1.

Na segunda-feira, a ronda fica concluída com o jogo entre o regressado Leicester e o Tottenham (20:00).