O futebolista internacional italiano Federico Chiesa transferiu-se da Juventus para o Liverpool, anunciaram hoje os dois clubes, num negócio que poderá atingir um montante global de 15 milhões de euros (ME).

Embora os 'reds' não tenham revelado os valores envolvidos, a Juventus deu conta, no seu site oficial, de que paga 12 ME fixos pela transferência, aos quais poderão ainda acrescer três ME, mediante o cumprimento de determinadas variáveis.

O Liverpool informou apenas que o jogador assinou “um contrato de longo termo”, sem especificar a duração do mesmo.

Chiesa, de 26 anos, representou a Juventus nas últimas quatro épocas, as duas primeiras emprestado pela Fiorentina e, a partir de 2022/23, em definitivo, sendo que os ‘bianconeri’ pagaram aos 'viola' um total de 57 ME pelo jogador, entre cedência e aquisição.

Internacional transalpino em 51 ocasiões, com sete golos, o avançado contabilizou 131 jogos e 32 tentos pela formação de Turim, tendo neste percurso sofrido uma grave lesão num joelho, no início de 2022, que o afastou dos relvados durante nove meses.

Esta época, não fazia parte dos planos do novo treinador ‘bianconero’, Thiago Motta, rumando agora a Inglaterra para atuar no clube em que alinha o internacional português Diogo Jota.

*Artigo atualizado