Dois golos do jovem avançado Alex Oxlade-Chamberlain permitiram hoje ao Arsenal impor-se por 2-0 ao Crystal Palace e subir à liderança do campeonato inglês de futebol, ultrapassando o Manchester City, que ainda não jogou na 24.ª jornada.
Oxlade-Chamberlain, de 20 anos, deixou a sua posição natural para ocupar um lugar no meio-campo dos londrinos, mas isso não o impediu de “faturar”, concretizando aos 47 e 73 minutos os dois golos dos anfitriões, que começaram a ficaram preocupados quando chegaram com um “nulo” ao intervalo.
O Arsenal assumiu o comando da prova, com dois pontos de vantagem sobre o Manchester City, mas os “citizens” podem regressar ao topo da classificação caso vençam na segunda-feira o Chelsea, treinado pelo português José Mourinho, no encontro de encerramento da ronda, entre o segundo e o terceiro colocados.
O treinador dos “gunners”, o francês Arsene Wenger, ofereceu em boa hora a titularidade a Oxlade-Chamberlain, que apenas tinha conquistado um lugar no “onze” na ronda inaugural e desde então tinha sido utilizado em mais três jogos, sempre sem ter marcado qualquer golo.
Horas antes, o Liverpool tinha empatado 1-1 na deslocação ao estádio do “aflito” West Bromwich Albion, tendo o avançado Daniel Sturridge inaugurado o marcador para os visitantes, aos 24 minutos, antes de o nigeriano Victor Anichebe restabelecer a igualdade, aos 67, aproveitando um passe desastroso do costa-marfinense Kolo Touré.
O Liverpool manteve-se na quarta posição, mas agora mais ameaçado pelo rival citadino Everton, que está a dois pontos de distância depois de se ter imposto no sábado ao Aston Villa, por 2-1, e viu depois o Arsenal aumentar a vantagem para oito pontos, com o triunfo sobre o Crystal Palace, 17.º classificado.