O Chelsea de José Mourinho aguentou hoje o ímpeto do rival Manchester City no empate 1-1 da 23.ª jornada da Liga inglesa de futebol, que beneficia o português na luta pelo título.

Com várias baixas, destacando-se as de Cesc Fabregas e Diego Costa, o Chelsea foi bem mais conservador e, mediante o domínio dos `citizens´ em Londres, saiu beneficiado por manter os cinco pontos de avanço, quando faltam disputar 45.

Com a responsabilidade de encurtar distâncias, o Manchester City, sem Yaya Touré, assumiu de início uma atitude mais ousada, desperdiçou várias oportunidades e acabou penalizado.

Aos 41, em lance iniciado na determinação de Willian, que recuperou bola ofensiva, Hazzard cruzou de primeira para a entrada de Rémy, que inaugurou o marcador sem problemas.

Ainda antes do intervalo, Jesus Navas cruzou na direita, o guarda-redes Courtois aliviou mal e Kun Aguero rematou, com David Villa, na pequena área, a fazer o desvio decisivo para o 1-1.

Com o resultado a agradar mais os londrinos, os pupilos do chileno Manuel Pellegrini voltaram a dominar no segundo tempo, mas sem a qualidade que lhes permitisse consumar a reviravolta.

O Manchester United subiu provisoriamente ao terceiro lugar - o Southampton apenas joga no domingo, recebendo o Swansea -, após vencer o `lanterna-vermelha´ Leicester por 3-1.

Os `diabos vermelhos´ ganharam facilmente e assim somaram o 43.º ponto, mais um do que o rival, ainda a 10 do líder Chelsea e a cinco do Manchester City, que se defrontaram em Stamford Bridge.

Van Persie (27), em remate em desequilíbrio, Radamel Falcao (32), em recarga oportuna, e Morgan (44), em autogolo de cabeça, fizeram os golos do conjungo de Van Gaal, que, numa segunda parte mais branda, viram o defesa polaco Marcin Wasilewski (80) reduzir para o definitivo 3-1.

O Liverpool continua a recuperar e conseguiu o terceiro triunfo consecutivo, agora em casa, por 2-0, frente ao West Ham, a quem destronou do sétimo lugar.

Sterling (51) e Sturridge (80) consumaram o triunfo da equipa de Brendan Rodgers, que assim soma 38 pontos, deixando o rival com os mesmos 36.

O Tottenham subiu provisoriamente ao quarto lugar – o Arsenal recebe no domingo o Aston Villa –, após ganhar por concludente 3-0 na visita ao West Bromwich, que lhe permite amealhar 40 pontos na competição.