Como sempre, e à segunda-feira, passamos em revista a participação portuguesa nos principais campeonatos europeus.

A Juventus, órfã de Cristiano Ronaldo, e na ressaca da 'remontada' frente ao Atlético perdeu pela primeira vez na Série A, frente ao Génova.

A 'vecchia signora', com João Cancelo no onze, sofreu o primeiro golo à passagem do minuto 72´, Sturaro, ex-Sporting, foi o autor. Pandev selou o triunfo do Génova, que contou com o português Pedro Pereira.

No jogo grande da jornada, o Inter bateu o AC Milan, por 3-2, sem João Mário e Cédric. Já o Parma, com Bruno Alves, foi goleada em casa frente à Lázio (4-1).

Apesar da derrota, a Juventus manteve o comando da Série A, com 15 pontos de avanço sobre o Nápoles.

Em Inglaterra, os portugueses voltaram a estar em grande. Na Taça de Inglaterra, o Manchester City virou o jogo contra o Swansea, vencendo por 3-2, com Bernardo Silva a marcar um dos golos e a fazer uma assistência.

Já o contingente português do Wolverhampton atirou o Manchester United de Diogo Dalot para fora da FA Cup. Os golos da equipa orientada por Nuno Espírito Santo foram apontados por Diogo Jota e Raúl Jiménez.

Nas meias-finais, Wolverhamtpon vai medir forças com o Watford. Já o Manchester City defrontar o Brighton.

Na Premier League, o Everton de Marco Silva, com André Gomes no onze, derrotou o Chelsea e regressou aos triunfos na Premier League, naquele que foi o primeira vitória do Everton, nesta temporada, frente a uma equipa do Top-6.

Em Espanha, natural destaque para a exibição messiânica de Lionel Messi. Os catalães venceram o Bétis de William Carvalho (foi titular o jogador português) por 4-1 e têm dez pontos a vantagem sobre o Atlético de Madrid que bateu o Espanhol (1-0). O argentino brilhou com uma exibição de gala, ao apontar um hat-trick. O argentino marcou de livre direto, finalizou a passe de Suárez, e marcou um golo de antologia num chapéu primoroso após assistência de Rakitic. O Valência empatou com o Getafe (0-0), com Gonçalo Guedes a ver o VAR anular-lhe um golo.

Veja o golo do internacional argentino

Já o Real Madrid, no regresso de Zidane ao banco derrotou o Celta de Vigo por 2-0. Isco e Gareth Bale marcaram os golos dos merengues. Na classificação, os 'blancos' estão a 12 pontos da liderança.

Em França, o Bordéus na estreia de Paulo Sousa no comando técnico, empatou a uma bola com o Rennes. F. Kamano, ao minuto 59´, deu vantagem à equipa da casa. Mas Niang (92´) estabeleceu a igualdade ao cair do pano.

Já o Mónaco de Leonardo Jardim logrou um triunfo' in extremis' frente ao Lille (de Rafael Leão e José Fonte). O único golo da partida foi apontado ao minuto 90 por intermédio de Vinicius.

O Marselha, sem Rolando, foi derrotado pelo Paris Saint Germain por 3-1, com golos de Mbappé e um bis de Di María. O PSG lidera com 77 pontos, mais 20 pontos que o Lille.

Na Alemanha, o Bayern, sem Renato Sanches (o português saiu do banco), aplicou uma autêntica tareia ao Mainz, num triunfo por 6-0.

O Eintracht Frankfurt, adversário do Benfica na Liga Europa, recebeu e venceu por 1-0 o Nuremberga, lanterna-vermelha da liga alemã, em jogo da 26.ª jornada da prova, na qual mantém a quinta posição.

Com o português Gonçalo Paciência a titular, o Eintracht chegou ao golo aos 31 minutos, por intermédio do defesa austríaco Martin Hinteregger.

O Dortmund, com Raphael Guerreiro, como suplente (entrou aos 75 minutos), derrotou o Hertha por 3-2.

Na classificação, Bayern e Dortmund dividem a liderança com 60 pontos.

Na Bélgica, nota ainda para o golo de Orlando Sá que deu o triunfo ao Standard de Liège sobre o Beveren. Na Ucrânia, Christian Ponde apontou o tento que resultou o empate frente ao Karpaty.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.