O futebol é feito de rivalidades e alguma tiram aos adeptos algum discernimento. Ange Postecoglou, treinador do Tottenham, abordou isso mesmo na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Manchester City, após ter sido questionado sobre o facto de alguns adeptos não se importarem com a derrota do seu clube, se isso prejudicar as hipóteses do eterno rival, Arsenal, conquistar o título da Premier League.

“O que é que isso significa? Que porção? 50%? 20%? Um por cento? As pessoas podem sentir aquilo que quiserem, mas é importante que este clube não procure atalhos para chegar onde quer chegar, mas sim trabalho duro, resiliência, qualidade, e não cair em falsas alvoradas. Temos de saber o que é o verdadeiro sucesso, troféus” começou por dizer o australiano.

Para Postecoglou, o foco só pode ser um. “Tudo o resto, como motivos de gabarolice, isso é absolutamente insignificante para mim. Temos um jogo que queremos vencer e nunca entenderei adeptos que queiram que a sua equipa perca. O desporto não se resume a isso, não há nada que goste mais do que de competitividade”.

Por fim, o treinador dos Spurs, explica que só há um caminho para o clube se tornar um crónico candidato ao título. “É uma equipa que tem procurado consistentemente por títulos. Queremos imitá-los um dia e a melhor forma de o fazer é testando-nos contra eles. Vamos jogar o nosso futebol e ver até onde isso nos leva. Possível “tetra” do City? É incrível, às vezes as pessoas pensam que, quando vences [a Premier League] uma vez, depois torna-se mais fácil, mas é mais difícil, porque passas a ter um alvo nas tuas costas e tens de voltar a subir a montanha de forma consistente, sabendo que já o fizeste. Isto é uma prova, não só para Pep [Guardiola] mas para toda a organização deles, de que eles querem ter sucesso”, concluiu.

A uma jornada do fim da Premier League, que para alguns clubes são duas por terem menos um jogo realizado, o Manchester City segue provisoriamente no segundo lugar, com 85 pontos, menos um do que o Arsenal, que tem um encontro a mais. Já o Tottenham é quinto classificado (com 63 e menos um jogo) e corre atrás do Aston Villa (67) no quarto lugar, último de acesso à Liga dos Campeões.