A liga inglesa de futebol anunciou hoje a venda dos direitos de transmissão dos jogos do campeonato principal das próximas três épocas por 3.018 milhões de libras (cerca de 3.700 milhões de euros).

O negócio, que representa mais 1.500 milhões de euros comparativamente ao anterior contrato, foi firmado com as Sky e ESPN e o operador de telecomunicações BT.

Cinco das sete “fatias” do “bolo” dos direitos foram adquiridas pela Sky, que transmitirá 116 jogos por ano, enquanto a ESPN e a BT compraram 18 encontros por época.

Para o diretor geral da liga inglesa, Richard Scudamore, o facto do título ter sido discutido entre Manchester City, o campeão, e o Manchester United até praticamente ao último minuto foi decisivo na valorização do pacote de transmissões para as próximas temporadas.

«Foi uma época fantástica e isso acabou por ser muito positivo para nós. Apresentámos as nossas condições no momento certo. Foi um processo muito competitivo», avaliou Scudamore.

Em abril, a liga alemã vendeu os direitos televisivos para as próximas quatro épocas por 2.500 milhões de euros, o que representa 625 milhões por temporada, cifra bem abaixo da negociada pelos ingleses, mais de 1.233 milhões por época.