Aleksander Ceferin continua a sua saga de mudanças na UEFA. O presidente do organismo máximo do futebol tem vindo a ouvir as preocupações dos clubes, jogadores e treinadores sobre vários temas, entre eles a janela de transferências.

Todos os treinadores são unânimes em afirmar que a janela de transferências de verão é demasiado longa e fecha demasiado tarde. Por isso a UEFA está a estudar a possibilidade de encurtar o período em que os clubes possam contratar e vender jogadores na fase inicial da época.

"Tenho consciência que há discussões sérias a animar a Europa sobre o encurtamento do período de transferências de verão e estamos a acompanhar isso de muito perto. Do meu ponto de vista, não é positivo que um jogador comece um campeonato num clube e comece a jogar quando o mercado está ainda por fechar. É uma longa incerteza que se instala. Por consequência disto, diria que janela de transferências é demasiado longa e defendo que seja mais curta», disse o líder da UEFA, em declarações ao jornal ´The Times`, por mail.

Esta posição de Ceferin aparece 24 horas depois de o diretor executivo da Federação Inglesa de Futebol, Shaun Harvey ter revelado "negociações avançadas" com a Premier League no sentido de antecipar fecho do mercado de transferências para antes do início da Liga Inglesa. Em Inglaterra, tal como em Portugal, o mercado fecha no dia 31 de agosto.

"Acho que a medida [de antecipar o fecho do mercado] seria uma melhoria. Há alguma preocupação dos clubes da Premier League de que os clubes europeus contra quem jogam possam continuar a contratar jogadores depois do encerramento da janela em Inglaterra. Há prós e contras a levar em conta para que não haja consequências inesperadas de uma medida deste tipo", disse Shaun Harvey à ´BBC`.