O 'boxing day' é uma das grandes tradições em Inglaterra mas também nos países anglófonos. É feriado nacional nos países de expressão inglesa mas noutros países, como Alemanha, Polónia, Holanda e países nórdicos é celebrado como um segundo dia de Natal.

Há várias teorias sobre a sua origem. Há quem diga que vem do hábito dos aristocratas britânicos em entregar presentes aos seus empregados a seguir ao dia de Natal, após as celebrações dos patrões terminarem. Outra teoria diz que o 'boxing day' vem da tradição da Igreja de oferecer comida em caixas e alguns bens aos mais pobres.

Na Premier League tornou-se num dia de futebol à grande. São mais de 40 jogos televisionados, daí que muitos aproveitem o feriado para ir aos 'pubs' beberem uns canecos e ver futebol durante o dia.

E, este ano, não é excepção. Tudo começa ao meio dia e meia o dia 26 com Tottenham-Brighton. Aberto o apetite, às 15h00 há seis jogos, sendo que só o Arsenal, um dos sempre candidatos ao título, entre em campo, no terreno do Bournemouth.

Às 17h30, o Manchester United recebe o Newcastle, num dia que termina com o Leicester-Liverpool às 20h00. Esta jornada, a 19.ª, só termina no dia seguinte, com o Wolverhampton-Manchester City.

Futebol na TV: 'Boxing day', Segunda Liga e muito futebol para ver nos próximos dias
Futebol na TV: 'Boxing day', Segunda Liga e muito futebol para ver nos próximos dias
Ver artigo

Neste 'boxing day' não há tempo para descanso. É um período que exige muito dos treinadores, já que muitos tem jogos de dois em dois dias. É que a 20.ª ronda arranca no dia 28, ao meio dia e meio, novamente com o Brighton, agora a receber o Bournemouth. Às 15h00, mais três encontros, às 17h30 há mais dois, com destaque para o Tottenham de Mourinho que joga no terreno do Norwich City.

Esta 20.ª jornada reserva três jogos para o dia 29, com destaque para o dérbi londrino entre Arsenal e Chelsea, que se joga às 14h00. Às 16h30, o Wolverhampton, de Nuno Espírito Santo tem outro gigante pela frente: o Liverpool, recém-coroado campeão do Mundo no Qatar. O campeão City termina esta ronda recebendo o Sheffield Wednesday às 18h00.

Se ainda não estiver satisfeito, dia 1 de janeiro há mais. No primeiro dia do novo ano há dois jogos às 12h30, há três às 15h00 e outros três às 17h30. O dia fecha com um escaldante Arsenal-Manchester United, embora as duas equipas estejam longe dos lugares cimeiros da tabela.

São três jornadas da Premier League jogadas apenas seis dias.

Eis o calendário dos jogos que poderá ver nos próximos dias

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.