Na página oficial do clube na Internet, a direcção dos “reds” informa que o técnico madrileno abandona o cargo “por mútuo acordo”, depois de uma temporada na qual o clube terminou a Liga inglesa no sétimo posto.

A direcção solicitou já ao diretor geral, Christian Purslow, que, com a ajuda do “embaixador" do clube, Kenny Dalglish, comece a procurar candidatos para o lugar deixado vago por Benitez.

O clube indicou, entretanto, que não fixou um prazo para a contratação do novo treinador, mas referiu que não dará quaisquer informações sobre o processo.

“Rafa fará sempre parte da história do Liverpool, por ter devolvido ao clube a Liga dos Campeões, depois de uma final épica em Istambul. Mas, depois de uma temporada decepcionante, ambas as partes consideraram que um novo começo seria o melhor para todos”, afirmou o presidente, Martin Broughton.

O treinador admitiu a sua “tristeza” perante a decisão, afirmando: “Para mim é muito triste anunciar que já não serei treinador do Liverpool. Gostaria de agradecer o esforço de todos os jogadores e equipa técnica”.

“Não tenho palavras para agradecer o suficiente o que vivi nestes anos”, referiu Benitez, terminando com a frase “You’ll never walk alone”, o lema do mítico clube inglês.

Em Março, Benitez renovou contrato por cinco temporadas, mas esta época não “cumpriu” as expectativas depositadas no plantel, terminando a Liga inglesa na sétima posição.

O Liverpool atravessa momentos complicados, com uma dívida que ronda os 351 milhões de libras (419 milhões de euros), e foi colocado à venda pelos seus proprietários, os norte-americanos Tom Hicks e George Gillett.

A saída de Benitez coloca novas interrogações sobre o futuro de vários jogadores “chave” do clube, entre os quais os médios Steven Gerrard e Javier Mascherano, e o avançado Fernando Torres, cujas saídas já foram faladas.

Rafael Benitez assumiu o comando técnico dos “reds” em Junho de 2004, substituindo o francês Gerard Houllier, e conquistou os adeptos ao levar o clube à conquista da Liga dos Campeões, frente ao AC Milan.