Renato Sanches fez uma estrei para esquecer na Premier League. O jovem médio português esteve em campo durante 69 minutos, na derrota do Swansea ante o Newcastle e a sua exibição ficou muito aquém do desejado.

O jovem de 20 anos fez apenas dois treinos pela equipa e foi lançado no onze por Paul Clement. Mas nos 69 minutos que esteve em campo, perdeu a bola em 23 ocasiões, sendo que 14 dessas foram apenas nos primeiros 28 minutos. Além disso, o médio sofreu seis desarmes e controlou mal a bola em quatro ocasiões.

No ataque, Renato Sanches fez apenas um remate, para fora, um drible em três tentativas e não criou nenhuma situação de perigo.

O técnico do Swansea já veio defender o seu pupilo. Paul Clement conhece as qualidades do jogador já que trabalhou com ele durante seis meses, quando era adjunto de Ancelotti no Bayern Munique na época passada.

"Quando te estreias por uma equipa, queres sempre jogar bem. E o que acontece muitas vezes é que toda a emoção acaba por afetar o teu futebol. Fez coisas muito boas e fez outras coisas não tão boas. Para mim é algo normal para uma estreia. Ainda assim, ele é um jogador muito bom e vai melhorar e muito aqui", comentou Clement.

"Ele veio para um novo clube, tem novos colegas, uma nova língua e uma nova cultura", acrescentou.

Ora a estreia desastrosa do português está a ser muito falado em Inglaterra. Na televisão ´Sky Sports`, Jamie Redknapp e Alan Pardew falaram dos números de Renato Sanches no seu primeiro jogo. Os dois comentadores ilibam o jovem jogador, com Pardew a culpar o técnico do Swansea por o ter lançado tão cedo em jogo.

"Um dos erros que Clement cometeu - e não esperava que assim fosse - teve a ver com o fraco ritmo de jogo de Renato Sanches. Ele agora deve estar a pensar, 'se calhar devia tê-lo deixado no banco'. O Swansea fez um bom jogo na jornada anterior [2-0 frente ao Crystal Palace] e teria sido preferível lançar o Renato Sanches no jogo a determinada altura como jogador para causar impacto. Assim, ele acabou por sofrer muitos 'danos'", comentou o treinador.

"Não tenho dúvidas de que se trata de um jogador fantástico, mas às vezes a principal questão quando um treinador tem à disposição alguém com estatuto é acertar no timing. O Clement pensou que Renato Sanches tinha ritmo de jogo e velocidade por ter vindo do Bayern Munique, mas não é assim", terminou Pardew.

Para Redknapp, o principal problema de Renato Sanches é a falta de confiança.

"Chamei-lhe a contratação desta janela de mercado e mantenho o que disse. Ele será um jogador em destaque, mas hoje esteve 'desligado'. Fez algumas pequenas coisas bem-feitas - o resto virá com o tempo -, mas perdeu a bola demasiadas vezes. O trabalho principal de Clement com este rapaz passa por restaurar-lhe a confiança. Todos podemos ver que a confiança dele foi quebrada no tempo em que esteve no Bayern Munique. Há poucos anos era considerado um dos melhores jovens jogadores do Mundo, mas tem a confiança em baixo nesta altura", comentou Redknapp.

Havia uma grande expetativa para ver Renato Sanches em ação, mas rapidamente a estreia tornou-se alvo de piada nas redes sociais.