O galês Ryan Giggs, o jogador com mais títulos no futebol inglês, poderá fazer a sua estreia em importantes provas internacionais nos Jogos Olímpicos Londres2012, representando a Grã-Bretanha.

O futebolista de 38 anos, com o recorde de 895 presenças na equipa principal do Manchester United, pelo qual conquistou 25 títulos, pode ser um dos três futebolistas com mais de 23 anos admitidos nas equipas olímpicas, podendo juntar-se ao antigo companheiro David Beckham, que cumpre em maio 37 anos.

Sendo oriundo do País de Gales, Giggs nunca disputou um Campeonato do Mundo ou da Europa, pois o último apuramento galês data de 1976 (Europeu), quando o extremo tinha apenas dois anos.

Giggs estreou-se pelos “red devils” em 1991 e ainda joga pelo clube, tendo já participado em 14 desafios esta época.

A federação de futebol de Inglaterra (FA) está a organizar a equipa e escreveu a 191 futebolistas de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte para aferir do seu interesse em representar a Grã-Bretanha na primeira participação olímpica desde 1960.

Os também galeses Gareth Bale e Aaron Ramsey estão entre os 184 futebolistas que manifestaram o interesse em entrar na equipa olímpica: País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte optaram contra a participação oficial no evento, mas apenas sete dos futebolistas contactados se revelaram indisponíveis.

«É uma resposta fantástica e confirma o que sempre acreditámos, que é um interesse generalizado entre os futebolistas em integrar a equipa da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos Londre2012. Claramente, os jogadores reconhecem o quão especial é esta oportunidade», congratula-se a federação.