Howard Webb teve uma distinta carreira como árbitro, sendo um dos mais reputados da história do futebol inglês. Estreou-se a dirigir jogos da Premier League em 2003 e dois anos depois recebeu as insígnias FIFA.

Somou mais de 850 jogos oficiais como árbitro principal, entre eles finais do Campeonato do Mundo e da Liga dos Campeões, antes de 'pendurar o apito' no final da temporada de 2013/2014.

Agora, em entrevista ao portal 'The Athletic', revelou que só está arrependido de uma única decisão que tomou ao longo de toda essa carreira. E envolve Cristiano Ronaldo.

Tudo aconteceu a 25 de abril de 2009, numa partida da 34.ª jornada da Premier League, jogada em Old Trafford, entre Manchester United e Tottenham. A formação londrina chegou ao intervalo a vencer por 2-0 mas, no início do 2º tempo, Webb assinalou uma grande penalidade a favor da turma da casa que deu início à reviravlta no marcador.

"Vi o Carrick chegar primeiro à bola e depois o guarda-redes [Gomes] tocou nele. Foi um penálti fácil de assinalar. E eu esperava os protestos normais que costumamos ver dos jogadores e não o olhar de espanto e incredulidade que vi do Gomes. Em poucos segundos percebi que a decisão estava errada", conta Howard Webb, que por várias vezes foi apontado como tendo a tendência de apitar de forma mais favorável aos 'red devils'.

Webb continuou a recordar o momento e revelou, então, que na impossibilidade de reverter a decisão lhe restou 'rezar' para que Cristiano Ronaldo, que bateu o penálti, não o convertesse. "Mantive a decisão que tomei. Não tinha certezas de que tinha errado, só um pressentimento. E só queria que o Ronaldo falhasse o penálti, mas ele não o fez..."

Ronaldo viria mesmo a bisar nesse encontro, com Rooney a marcar também por duas vezes e Berbatov a faturar antigamente contra a sua ex-equipa, garantindo ao Manchester United um triunfo por uns estrondosos 5-2, rumo à conquista do título de campeão inglês daquela temporada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.