O Manchester United afastou-se hoje na luta pelo acesso direto à Liga dos Campeões em futebol, ao perder 1-0 na receção ao West Bromwich, na 35ª. jornada da Primeira Liga inglesa.

Após a terceira derrota consecutiva no campeonato, o que não acontecia desde 2001 (e sem marcar desde 1989), o United mantém-se em quarto, com 65 pontos, lugar que dá acesso ao ‘play-off’ de acesso à ‘Champions’.

Em terceiro lugar no campeonato está o Arsenal, que em caso de vitória frente ao Hull City, na segunda-feira, pode ficar com cinco pontos de vantagem sobre a equipa de Louis van Gaal.

O golo do West Bromwich foi marcado pelo defesa sueco Jonas Olsson, aos 63 minutos.

O Liverpool, por seu turno, segurou o quinto lugar, que dá acesso direto à Liga Europa, e colocou-se a apenas três pontos do Manchester United, ao vencer em casa o Queens Park Rangers por 2-1.

Numa ronda em que o Chelsea, treinado pelo português José Mourinho poderá sagrar-se campeão (caso vença domingo o Crystal Palace), o Liverpool adiantou-se no marcador pelo brasileiro Philippe Coutinho, aos 19 minutos.

Aos 73 minutos, no entanto, o médio holandês Leroy Fer empatou para o Queens Park Rangers.

O defesa do Rangers Chinedum Onuoha acabaria por ser expulso por acumulação de amarelos, aos 82 minutos, e, aos 87, Steven Gerrard, que falhara um penálti, aos 79, deu a vitória preciosa ao Liverpool, após assistência de Coutinho.

Por seu lado, o Aston Villa venceu o Everton por 3-2, mantendo-se provisoriamente no 17.º lugar, com tentos do internacional belga Christian Benteke (10 e 45 minutos) e de Tom Cleverley (65).

O também internacional belga Romelu Lukaku, aos 59 minutos, e Phil Jagielka, aos 90+2, marcaram para o conjunto de Liverpool, que segue no 10.º posto.

Após o desaire com o Chelsea, o Leicester bateu o Newcastle por 3-0, com dois golos do argentino Leo Ulloa (o primeiro logo aos 36 segundos e o segundo aos 48 minutos) e um do britânico de origem jamaicana Wes Morgan (17 minutos).

A vitória permitiu ao Leicester segurar o 16.º lugar, com 34 pontos, e afastar-se dos lugares de despromoção.

O Newcastle, que acabou a partida com nove jogadores (expulsão de Mike Williamnson e Daryil Janmaat por acumulação de amarelos), sofreu a oitava derrota consecutiva e aproxima-se perigosamente dos três últimos (35 pontos).

O Sunderland, por seu turno, venceu o Southampton por 2-1, conquistando três valiosos pontos para tentar escapar à despromoção – é 18º e penúltimo, com 30 pontos.

O médio espanhol Jordi Goméz marcou os dois golos do Sunderland (21 e 55 minutos), enquanto o senegalês Sadio Mané marcou para o Southampton, sétimo.

O Swansea, por seu turno, impôs-se ao Stoke City por 2-0, com golos do equatoriano Jefferson Montero, aos 76 minutos, e do sul-coreano Sung-Yong Ki, aos 90+2.

Após o jogo de hoje, o Swansea é oitavo, com 50 pontos, e o Sunderland ocupa a nona posição, com 47.

Em Londres, o West Ham venceu por 1-0 o 20.º e último classificado da liga inglesa, o Burnley, graças a um golo do médio Mark Noble.

Com 44 pontos, o West Ham ocupa a 11ª posição do campeonato, enquanto o Burnley é cada vez mais último, com apenas 26 pontos.