O Tottenham saiu hoje derrotado do campo do West Ham (1-0) e falhou a possibilidade de igualar o Leicester City na liderança do campeonato inglês de futebol, numa 28.ª jornada em que Arsenal e Manchester City também somaram desaires.

Com o empate de terça-feira dos ‘foxes’ na receção ao West Brom (2-2), os ‘spurs’ podiam hoje alcançar o primeiro lugar da Premier League, mas acabaram por desiludir no dérbi londrino, num jogo que cedo ficou decidido.

Um remate certeiro de Michail Antonio, logo aos sete minutos, deu o triunfo ao West Ham, que reentrou na luta europeia e sentenciou o destino do Tottenham, que assim termina a ronda no segundo posto, a três pontos do Leicester City.

A formação liderada pelo italiano Claudio Ranieri acabou por sair vencedora desta jornada, já que o Arsenal, terceiro posicionado, foi surpreendido em casa pelo Swansea City (2-1), e o Manchester City, quarto, sofreu uma pesada derrota em Liverpool (3-0).

Em Londres, os ‘gunners’ até estiveram em vantagem, graças a um golo do costa-riquenho Joel Campbell, aos 15 minutos, mas os galeses deram a volta ao marcador, por Routledge e Williams, aos 32 e 74 minutos, respetivamente.

Este resultado deixou o Arsenal a seis pontos do Leicester, enquanto o Swansea passou a ‘respirar’ melhor, agora seis pontos acima da zona de despromoção.

Após ter batido o Liverpool na final da Taça da Liga, o Manchester City acabou por sofrer a ‘vingança’ dos ‘reds’, que alcançaram um contundente triunfo com golos de Lallana, aos 34 minutos, de Milner, aos 41, e do brasileiro Firmino, aos 57.

Os ‘citizens’ ficaram a 10 pontos do primeiro lugar, e deixaram-se igualar pelo eterno rival Manchester United, que recebeu o bateu o Watford, por 1-0, com um golo solitário do espanhol Mata, aos 83 minutos.

O Stoke City reforçou a candidatura às competições europeias (é sétimo a quatro pontos dos lugares de acesso) e agravou a situação do Newcastle (antepenúltimo a um ponto da salvação), depois de bater em casa os ‘magpies’ por 1-0, com um tento do suíço Shaqiri, aos 80 minutos.