O treinador holandês Louis van Gaal foi hoje despedido pelo Manchester United, anunciou o clube da liga inglesa de futebol, que tem sido apontado como destino do técnico português José Mourinho.

Nos últimos dias, nomeadamente após o Manchester United ter conquistado a Taça de Inglaterra, ao bater o Crystal Palace no sábado, a imprensa inglesa vinha noticiando que a saída de Van Gaal era irreversível e que Mourinho, ex-treinador do Chelsea, seria o seu substituto.

"Gostaria de agradecer a Louis e à sua equipa pelo excelente trabalho nos último dois anos que culminou com a conquista da Taça de Inglaterra pela 12.ª vezes, igualando um recorde", afirmou o vice-presidente do Manchester United, Ed Woodward, citado no sítio oficial do clube.

Este foi, no entanto, o único título que conquistado pelos 'red devils' sob o comando do treinador holandês, que tinha ainda um ano de contrato com o Manchester United, ao qual chegou em 2014, depois de ter levado a Holanda ao terceiro lugar no Mundial do Brasil.

"Para mim foi uma enorme honra treinar um clube magnífico como Manchester United, o que me permitiu alcançar uma ambição de longa data", afirmou Louis van Gaal num comunicado publicado no portal do clube inglês.

"Fico imensamente orgulhoso de ter ajudado o Manchester United a conquistar a Taça de Inglaterra pela 12ª vez na sua história. Tive o privilégio de conquistar durante a minha carreira de treinador duas dezenas de troféus, mas vencer a Taça de Inglaterra, com toda a sua carga histórica, será sempre uma das conquistas mais especiais na minha carreira", acrescentou o técnico holandês.

"Estou muito desapontado por não completar o nosso contrato de três anos. Acredito, no entanto, que as fundações estão sólidas para que o clube consiga seguir em frente e alcançar ainda mais sucesso", frisou Van Gaal.

"Espero que a conquista da Taça de Inglaterra permita ao clube construir uma plataforma para que na próxima época possa restaurar o sucesso que todo este cenário de adeptos apaixonados deseja", atirou ainda o técnico holandês.

O clube que mais vezes venceu a liga inglesas conquistou o último campeonato em 2013, na despedida de ‘Sir’ Alex Fergunson, época após a qual as chegadas de David Moyes, de Ryan Giggs, como interino, ou de Van Gaal pouco trouxeram à equipa.

Para Van Gaal, campeão europeu pelo Ajax e campeão na Holanda, Espanha (Barcelona) e Alemanha (Bayern Munique) o único troféu nos ‘red devils’ foi ganho no sábado, com a equipa a bater na final da Taça, no prolongamento, o Crystal Palace (2-1).

Nas duas épocas do holandês, o Manchester United foi quarto classificado do campeonato em 2014/15 e quinto na temporada que agora termina, com os mesmos pontos do quarto, mas falhando o acesso à Liga dos Campeões.