Foi no dia 16 de novembro de 2003 que o Estádio do Dragão abriu as portas aos adeptos para a inauguração do recinto, num duelo particular com o Barcelona que os 'dragões' venceram por 2-0 e que apadrinhou a estreia de Lionel Messi pelo Barcelona.

Desde então, o FC Porto já jogou por 299 vezes, tendo vencido por 223 vezes, empatado por 47 e perdido em apenas 29 ocasiões.

Como forma de celebrar estes 13 anos de Estádio do Dragão, o SAPO Desporto selecionou 13 golos marcantes apontados neste recinto. Grandes tentos para ver e rever, pela qualidade dos golos em questão e/ou pelo que significaram.

Derlei (FC Porto 2-0 Barcelona, 2003, jogo amigável)

O 'ninja' teve a honra de ser o autor do primeiro golo marcado no Estádio do Dragão, no encontro que inaugurou o recinto. De grande penalidade, o avançado abriu o caminho para o triunfo dos 'dragões' por 2-0, ficando para sempre ligado à história do então novo estádio.

Maniche (FC Porto 3-1 U. Leiria, 2004, Primeira Liga)

Foi dos pés do médio que saiu o primeiro golo oficial apontado no Estádio do Dragão, em partida da Primeira Liga. O médio marcou o primeiro golo da vitória do FC Porto por 3-1 sobre o União de Leiria. Maciel marcou o segundo, com Freddy a reduzir para a equipa de Leiria.

Benni McCarthy (FC Porto 2-1 Manchester United, 2004, Liga dos Campeões)

Neste histórico confronto dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, Benni McCarthy acabou por ser o autor dos dois golos do FC Porto sobre o Manchester United no confronto por 2-1 (a segunda mão, em Manchester, terminou em 1-1, com "aquele" golo de Costinha). O segundo tento de McCarthy, por ter sentenciado o triunfo, acabou por ser o mais marcante nesse triunfo que abriria caminho para a conquista da maior prova europeia de clubes.

Cristiano Ronaldo (Portugal 1-2 Grécia, Euro2004)

O primeiro encontro de Portugal no Euro2004, tal como o último, frente ao mesmo adversário, foi um completo desastre para os lusos. A primeira de duas derrotas frente aos gregos, logo no jogo inaugural, aconteceu precisamente no Dragão. Ainda assim, destacou-se o golo de Cristiano Ronaldo por ter sido o primeiro do então jovem avançado ao serviço da equipa das 'quinas'.

Ricardo Quaresma (FC Porto 3-2 Benfica, 2006, Primeira Liga)

O 'Mustang' apontou diversos golos frente ao Benfica, tanto pelo FC Porto como pelo Sporting, mas este é sem dúvida um dos mais marcantes. Depois de tirar Nélson do caminho, fez um fantástico remate que só parou no fundo das redes de Quim. Um golaço.

Cristiano Ronaldo (FC Porto 0-1 Manchester United, 2009, Liga dos Campeões)

Nos quartos-de-final da Liga dos Campeões de 2008/09, o FC Porto vinha de um positivo empate a duas bolas em Old Trafford, mas acabou por cair perante o génio do português Cristiano Ronaldo. O avançado do Manchester United rematou do fundo da rua logo aos seis minutos e apontou um dos grandes golos da sua carreira.

Fernando Belluschi (FC Porto 3-1 Benfica, 2010, Primeira Liga)

O FC Porto conseguiu impedir a festa do Benfica no Estádio do Dragão com um triunfo por 3-1 em que Fernando Belluschi foi figura maior. O jogador argentino apontou um grande golo frente aos 'encarnados', tirando Aimar do caminho antes de fazer um remate fantástico.

Falcao (FC Porto 5-0 Benfica, 2010, Primeira Liga)

A 'destruição' do Benfica por parte do FC Porto de André Villas-Boas, na histórica goleada por 5-0, contou com um Falcao no pico da sua forma. O avançado colombiano terminou o encontro com dois golos, sendo que um deles foi conseguido com um requintado toque de calcanhar.

Freddy Guarín (FC Porto 4-1 Marítimo, 2011, Primeira Liga)

Uma obra-prima do médio colombiano. Num duelo da Primeira Liga que terminou com uma vitória 'azul-e-branca' por 4-1, Guarín pegou na bola a grande distância da baliza e atirou com toda a força para um golo que surpreendeu toda a gente; até o próprio Guarín.

Falcao (FC Porto 5-1 Villarreal, 2011, Liga Europa)

A presença na final da Liga Europa - que os 'dragões' conquistariam, sob o comando de Villas-Boas - ficou quase garantida com uma goleada caseira na primeira mão das meias-finais, diante do Villarreal. Falcao foi um 'monstro', com quatro golos marcados. Selecionámos o último, que selou a goleada final, uma demonstração da capacidade de cabeceamento do colombiano no seu auge.



Jackson Martínez (FC Porto 2-0 Sporting, 2012, Primeira Liga)

O avançado colombiano abriu caminho para um triunfo sólido num clássico com o Sporting com um grande movimento a dominar a bola para de seguida finalizar com o calcanhar. Um claro exemplo da capacidade aeróbica e técnica do ponta-de-lança que tantas vezes festejou no Dragão.

James Rodríguez (FC Porto 1-0 PSG, 2012, Liga dos Campeões)

Ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões 2012/13, o FC Porto recebeu o novo-rico Paris Saint-Germain e conseguiu um valioso triunfo por 1-0 que levou os 'dragões' para o primeiro lugar do grupo A. A vitória foi conseguida com um grande golo do colombiano James Rodríguez aos 83 minutos de jogo.

Kelvin (FC Porto 2-1 Benfica, 2013, Primeira Liga)

Não há certamente um adepto portista - ou benfiquista - que vá esquecer este momento tão cedo. O 'minuto 92' permitiu ao FC Porto saltar para a frente na tabela classificativa na reta final da Liga 2012/13, tendo de seguida consumado a conquista do campeonato. Kelvin e os adeptos portistas festejaram de forma eufórica, Jorge Jesus ajoelhou.