Alex Telles soma e segue no capítulo das assistências. Frente ao Rio Ave (vitória do FC Porto por 5-0), o lateral-esquerdo somou mais duas ofertas, uma para cada um dos avançados dos ‘dragões’: aos 22 minutos, o brasileiro cobrou o canto que deu o primeiro golo de Soares, na altura o 2-0, e aos 72', novamente de bola parada, mas agora num livre, colocou a bola na cabeça de Marega para o 4-0.

No dia em que recebeu o prémio de melhor defesa do mês de janeiro na Primeira Liga, Alex Telles reforçou, assim, o estatuto de jogador com mais assistências no campeonato, com 11 passes para golo.

Com este registo, o defesa portista ultrapassou o registo (10 assistências) que na temporada passada permitiu a Gelson Martins arrecadar o prémio de melhor assistente do campeonato, isto quando ainda faltam 11 jornadas até ao final da prova.

Tendo em conta que o FC Porto soma, até à data, 58 golos na Primeira Liga, Alex Telles tem uma influência de 19% nos golos da equipa ‘azul e branca’.

Ricardo Esgaio (SC Braga) é o segundo jogador com mais assistências (8) esta temporada. O pódio fica completo com Franco Cervi (Benfica) e Brahimi (FC porto), ambos com sete.