O Leixões vive uma situação difícil na I Liga. Luta pela permanência ao ocupar o penúltimo lugar com 15 pontos em 19 jornadas.

A grande curiosidade é que na época anterior, à 19ª jornada, o Leixões ocupava o 4º lugar com 35 pontos. Caso fosse este o rendimento da equipa esta época, os leixonenses ocupariam o mesmo 4º lugar, à frente do Sporting (com mais sete pontos) e logo atrás do FC Porto, que tem 40.

Fernando Alexandre, jogador do Sporting de Braga emprestado ao Leixões, explica que a estranheza não está neste ano mas sim na época transacta: “Penso que o ano passado é que foi um ano atípico para o Leixões. Com muito mérito do treinador e jogadores formaram um grupo de alto nível mas com a saída de jogadores importantes com grande influência na equipa saíram a perder. Ainda por cima, este ano com uma baixa de orçamento também foi determinante”.

Na hora de responder se acredita na permanência do Leixões na I Liga, Fernando Alexandra não hesita: “Nem é uma hipótese que se coloque aqui no Leixões. A nossa massa associativa não merece. Não tenho dúvidas que o Leixões vai-se manter na I Liga”.

Mas para isso há que lutar nestas últimas 11 jornadas, e o médio sabe disso: “É com essa mentalidade que vamos encarar jogo a jogo. Este clube e esta cidade merecem que o Leixões fique na I Liga”.

“Os próximos jogos são decisivos e vão-se resolver-se em detalhes”, acrescentou.

José Mota abandonou o cargo de treinador há duas semanas dando o lugar ao galego Fernando Castro Santos. Fernando Alexandre diz que o novo técnico traz algumas ideias novas e está ainda a aproveitar outras de José Mota.

O Leixões tem agora dois jogos difíceis, este fim-de-semana vai à casa dos Guimarães e na próxima jornada recebe o Benfica: “Não há pressão. Eu não sinto. Sinto apenas um enorme apoio”, frisou o médio.

A curto prazo, Fernando Alexandre quer ajudar o Leixões na luta pela manutenção na I Liga e ainda “marcar um golo no campeonato”. “Acho que seria interessante para mim”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.