O canoísta português Emanuel Silva, vice-campeão olímpico, considerou hoje que ir às finais dos Mundiais em K2 1.000 e 500 com João Ribeiro seria «um grande resultado» em Duisburgo, na Alemanha.
«A final era um grande resultado. E não estamos a pensar por baixo. Dado o tempo de treino em conjunto - apenas quatro semanas. Numa final tudo é possível. Esperamos lá estar para uma surpresa», desejou, em declarações à agência Lusa.
Emanuel Silva admite que «obviamente, este não era o K2 previsto, pois toda a gente esperava outro», mas, face à renúncia de Fernando Pimenta aos Mundiais (queria fazer K1) agora o objetivo é potenciar uma tripulação com provas dadas no passado.
«Em 2011 conseguimos o terceiro lugar na Taça do Mundo em K2 1.000 e o bronze nos Europeus em K2 500. São bons resultados que servem como indicadores em como a tripulação pode funcionar. Temos pouco treino em conjunto, mas temos o que precisamos: a minha experiência e a vontade do João. Juntas, fazem com que o barco ande», vincou, ciente que «um ano é o ideal para preparar uma tripulação para o sucesso».
João Ribeiro confessa ter sido apanhado de surpresa com a entrada na tripulação: «Foi planeado um percurso e o meu era competir em K4. Era isso que esperava no Mundial. Não foi possível, agora espero ter também grandes resultados com o K2».
«Quanto à preparação individual, o trabalho de casa foi feito. Diferente é o trabalho de equipa. Já não treinamos em conjunto há mais de dois anos. É complicado assimilar todo um ano num só mês. Ainda assim, respondemos bem e estamos bem para enfrentar esta prova», frisou.
O canoísta recorda que era atleta K2 em 2009, 2010 e 2011 e que apenas perdeu os Jogos Olímpicos «para a melhor tripulação», que viria a assegurar a prata em Londres2012.
«Agora é ter o conjunto afinado, pois, se assim não for, o barco não anda. É o mais importante. A este nível todos os pormenores contam. Tentamos corrigir ao máximo para estarmos cá na máxima força», concluiu.
A dupla estreia-se quinta-feira às 09:29 (horas de Lisboa) em K2 1.000.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.