Gustavo Scarpa pode ser o senhor que se segue na lista de contratações do Benfica para a nova temporada. O médio-ofensivo brasileiro, de 24 anos, tem sido muito disputado por vários emblemas, e quem já trabalhou com ele parece não ter dúvidas acerca do seu talento.

Abel Braga, que treinou o jovem no Fluminense na época passada, elogia Scarpa, mas alerta que o futebol português é muito diferente do brasileiro.

"Trabalhei com Scarpa um ano, mas percebi que era um jogador diferente. No Brasil, já é craque e pode sê-lo na Europa também. Mas só isso não basta para se afirmar em Portugal; o futebol português é mais agressivo, mais rápido e a adaptação dos jogadores do meio-campo ofensivo e do ataque a essa realidade demora sempre mais tempo", admitiu o técnico ao jornal O Jogo.

Abel Braga considera, no entanto, que Scarpa tem tudo para "se afirmar no Benfica". "Tem condições para isso, sim. Mas repito, é preciso ter o devido cuidado e ir com calma, porque jogar no Brasil é muito diferente de jogar na Europa", refere.

"Scarpa tem características parecidas com as que tinha Valdo, mas sendo um pouco mais rápido e capaz de jogar mais para a direita do campo. Tecnicamente, é muito acima da média", analisa.