O FC Porto terminou a primeira volta do campeonato isolado na liderança, sem qualquer derrota, e bem pode agradecê-lo à veia goleadora de três homens: Aboubakar, Brahimi e Marega.

O trio de africanos foi responsável pelos quatro golos apontados no último domingo ao Vitória de Guimarães, mas não só. De acordo com o jornal A Bola, os três jogadores somam já 48 golos dos 79 golos apontados pelos ‘dragões’ em todas as provas oficiais da presente temporada.

Ora estes números representam 60% do papel concretizador da equipa de Sérgio Conceição nos 29 jogos realizados até este momento em 2017/18. Se tivermos em conta que os rivais Sporting e Benfica somam, respetivamente, 68 e 54 golos, perecebemos o papel preponderante destes três jogadores.

Aboubakar é o principal goleador dos ‘azuis e brancos’, 25 golos remates certeiros. Seguem-se  Marega, com 15 e Brahimi com 10. Se nos restringirmos apenas ao campeonato, dos 45 golos marcados pelo FC Porto, 33 são de Aboubakar, Marega e Brahimi, o que representa 73% de influência.

Recorde-se que, terminada a primeira volta da Primeira Liga, o FC Porto está no comando da tabela classificativa, com três pontos de vantagem sobre o Sporting, que é segundo, e cinco em relação ao Benfica.