O penalti à Panenka de Jackson Martinez frente ao Rio Ave terá sido o último no FC Porto. O colombiano foi displicente na forma como apontou a grande penalidade que Oblak defendeu, numa altura em que o jogo estava 0-0.

O colombiano havia de se redimir, apontando os dois golos que deram a vitória aos Dragões, marcando inclusive um deles de grande penalidade.

Jackson pediu desculpas pelo penalti falhado, Vítor Pereira elogiou a atitude e a mentalidade do colombiano mas não ficou agradado com a forma como o avançado desperdiçou a oportunidade de inaugurar o marcador.

Segundo o jornal O Jogo na sua edição desta segunda-feira, os jogadores terão decidido não imitar o checo Antonin Panenka, o homem que inventou a grande penalidade que haveria de ficar com o seu nome.

Jackson, que é marcador oficial dos penaltis no FC Porto, assumiu no flash interview após a vitória frente ao Rio Ave que não voltaria a repetir o gesto, ele que já tinha marcado à Panenka na Liga frente ao V. Guimarães, numa altura em que o resultado já estava em 3-0 para os Dragões.

Esta foi a terceira grande penalidade marcada dessa forma esta época no FC Porto. O primeiro a faze-lo e a falhar foi Kelvin num amigável com o Valência na pré-epoca, algo que mereceu a reprovação de Vítor Pereira. Na altura o treinador dos Dragões afirmou que os «os penaltis são para marcar, não para desperdiçar».

O pedido de desculpas de Jackson após o penalti falhado indica que aquele terá sido a última vez que marcou à Panenka.